Abrantes vai cantar no domingo o poeta e escritor António Botto (1897-1959), natural de Concavada (Abrantes), com o espetáculo “Botto em Palavras - Poemas que se transformam em música”, para celebrar o 128.º aniversário do seu nascimento.
No espetáculo, que vai decorrer às 18:00 no Largo do Chão da Eira, em Concavada, aldeia onde António Botto nasceu há 128 anos, o músico Hugo Sampaio vai cantar alguns poemas escritos pelo poeta, acompanhado ao piano por Alice Carolina, num evento promovido pelo município de Abrantes.
Poeta, dramaturgo e escritor epistolar, António Botto nasceu no dia 17 de agosto de 1897 e dá nome à Biblioteca Municipal desde 1993.
António Botto foi “criado em Alfama [bairro lisboeta], sem educação formal, nómada dos bairros populares, homossexual notório, aspirante a ator, ajudante de livraria, modesto funcionário público entre 1924 e 1942 (o primeiro ano em Angola), mitómano, tudo o afastou do padrão de respeitabilidade do seu tempo”, descreve Eduardo Pitta na introdução da edição completa da obra de Botto, publicada em 2008, na coleção "Biblioteca Amor e Ódio".
Lusa