De acordo com informação disponibilizada pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, e num cenário de últimos dias de chuva intensa e persistente a juntar aos caudais das ribeiras e à saturação dos solos, prevê-se um aumento dos níveis registados no Tejo para esta noite, podendo atingir um caudal de 5.500m3/s (na passada quinta-feira, foi cerca de 8.000m3/s).
A Proteção Civil e os Serviços Municipais estão no terreno e continuam a acompanhar a situação dos caudais. O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo mantém-se em alerta vermelho.
No ponto de situação desta manhã, a Câmara de Abrantes informava que se mantinham encerradas as seguintes estradas:
- EN118, entre Rossio ao Sul do Tejo e Pego, devido a estrada submersa, sendo possível, no entanto, circular com precaução pela Estrada do Serrado (Coalhos) e Cabrito;
- Estrada Arrifana (Alameda da Igreja de S. Miguel) – S. Miguel do Rio Torto.
- EN2 entre a Rotunda do Olival e o cruzamento com a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (av. do Ciclo), está encerrada ao trânsito nos dois sentidos devido a um deslizamento de terras.
O Município alerta para que se respeite a sinalização e as grades de segurança, que não se desloquem para zonas inundáveis e cumpram as recomendações e indicações das autoridades. “Estas medidas existem para proteger vidas e permitir a atuação dos meios de emergência”.