O Centro de Portugal vai posicionar-se entre os destinos de referência mundial para o turismo ativo, sustentável e de natureza entre 1 e 3 de maio de 2026, dias em que a região recebe o “OH MEU DEUS – Ultra Trail Centro Portugal by UTMB®”. Esta é a única competição em Portugal a integrar o restrito calendário de provas da UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc) World Series.
Tendo como base a cidade de Seia e com percursos de 20 km, 50 km, 100 km e 100 milhas, a prova atravessa alguns dos mais impressionantes cenários da região: o Parque Natural da Serra da Estrela, as Serras do Açor e da Lousã, e as redes das Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha e Aldeias Históricas de Portugal.
O percurso levará os atletas a descobrir paisagens icónicas da região – vales glaciares, a Lagoa Comprida e a imponente Torre, o ponto mais alto de Portugal continental – assim como comunidades serranas moldadas por pastores, artesãos e agricultores que há séculos dão vida a estas montanhas.
Um símbolo da resiliência da região
A prova é também um símbolo de resiliência e regeneração para as comunidades da Serra da Estrela, que continuam a recuperar dos incêndios que marcaram profundamente o território. Através do desporto e do turismo sustentável, a prova contribui para revitalizar a economia local, fortalecer o orgulho das populações e valorizar o património natural e humano da região.
Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, entidade parceira do evento, sublinha que “a integração do ‘OH MEU DEUS’ no circuito UTMB World Series é um passo muito importante para a afirmação internacional do Centro de Portugal enquanto destino para os adeptos do turismo ativo, que são cada vez mais em todo o mundo. É uma oportunidade extraordinária para mostrar ao mundo a beleza e a diversidade das nossas serras e aldeias e a hospitalidade das nossas gentes".
"O desporto é um poderoso motor de coesão territorial e de valorização dos territórios de baixa densidade, e este evento é um exemplo inspirador de como o turismo pode ser sustentável, inclusivo e transformador. É também uma celebração da força e da resiliência das nossas gentes, que transformam as adversidades em novas oportunidades”, acrescenta.
A UTMB® World Series é o mais prestigiado circuito mundial de trail running, que reúne as provas de referência do planeta. A entrada do “OH MEU DEUS – Ultra Trail Centro Portugal” neste calendário internacional confirma a maturidade do evento e o impacto crescente da região nas modalidades ao ar livre, em linha com a aposta da Turismo Centro de Portugal na promoção de um destino saudável, ativo e em contacto com a natureza.
“A inclusão do Oh Meu Deus no circuito UTMB World Series é uma grande conquista para a região e tem um impacto direto na visibilidade e revitalização das aldeias da Serra da Estrela. Este evento não só atrai milhares de atletas e seus acompanhantes, promovendo um turismo de natureza sustentável e de qualidade, como também reforça o orgulho e a identidade das comunidades locais, valorizando o seu património natural e cultural”, considera Pedro Pontes, diretor de Estratégia, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal.
“Este é o resultado de um trabalho coletivo e apaixonado da nossa equipa, que ao longo dos anos consolidou o ‘Oh Meu Deus’ como um evento de referência nacional. Esta nova etapa representa não só o reconhecimento internacional, mas também o reforço de uma trajetória de crescimento que sempre teve como prioridade o impacto positivo nas comunidades e no território”, destaca Paulo Garcia, diretor da corrida.
Fortalecimento da economia local
A organização do evento conta com o envolvimento de associações e parceiros locais, como a Lousitânea, Picos do Açor e o Lousã Mountain Club, que promovem práticas responsáveis e a conservação da natureza. Esta colaboração assegura que a prova tenha um legado positivo e duradouro, contribuindo para a manutenção e valorização dos trilhos da região, bem como para o fortalecimento da economia local através do envolvimento de produtores, artesãos e pequenos alojamentos.
“Estamos entusiasmados por trazer a experiência da UTMB World Series para mais perto da comunidade portuguesa pela primeira vez. Com o OH MEU DEUS by UTMB, o nosso objetivo é construir uma parceria duradoura, com base no legado de um evento que já deixou a sua marca no desporto com uma missão clara: apoiar as comunidades locais e as suas terras. Estamos ansiosos pela edição de 2026!”, diz por sua vez Florian Lamblin, diretor executivo internacional da UTMB.
Com mais de 20 mil corredores portugueses detentores de um Índice UTMB®, Portugal é hoje uma das comunidades de trail running mais dinâmicas da Europa. A edição de 2026 permitirá aos atletas nacionais conquistar Running Stones e qualificar-se para as finais da UTMB World Series em solo português, enquanto os corredores internacionais vão poder descobrir um dos territórios mais inspiradores do continente.
A prova reforçará ainda o compromisso com a inclusão e a diversidade, incentivando a participação de atletas femininas, estreantes e adaptados, num espírito de partilha e superação que reflete a verdadeira essência do trail running.