Este sábado, dia 6 de dezembro, e pela 20.ª vez, a Associação Recreativa da Presa levará a cabo a sua já habitual “Grande Noite”, que constitui um dos momentos mais altos da atividade da Associação e que mais orgulha os seus responsáveis, porque, “para além de diferenciadora, é das poucas iniciativas em que a organização pode trabalhar e usufruir do espetáculo quase da mesma forma que os restantes participantes”.
As “Grandes Noites” decorrem sempre à porta fechada, com pré-inscrições e com mesas organizadas à medida dos grupos inscritos.
Em termos de formato, iniciam-se com a receção dos participantes, onde recebem uma pequena lembrança, seguida de um requintado jantar, onde são pensados com mais cuidado todos os detalhes, desde a decoração das mesas à ementa mais elaborada, até ao serviço mais personalizado. Após o jantar, os participantes são presenteados com um espetáculo que anualmente varia em tipo e tema (concertos musicais, danças de salão, teatro, fado, standup comedy, magia...). A meio do espetáculo é feito um intervalo com algumas brincadeiras e sorteio de cabazes com produtos endógenos e de apoios angariados. O evento termina com uma ceia onde são servidas filhós e “café das velhas”, como é conhecido.
De salientar que todo o trabalho, desde a transformação do pavilhão para “sala de espetáculos”, à decoração, à confeção, ao serviço de mesa..., tudo é realizado pelos responsáveis da Associação, suas famílias e por amigos, sobretudo jovens, que se prontificam para ajudar.
Este ano, será uma “Grande Noite do Arco da Velha”, em que os participantes terão o privilégio de assistir ao vivo e de forma mais intimista a um grande concerto da Banda “Arco da Velha” com os seus “distintos e inconfundíveis arranjos musicais”.
Nesta Grande Noite, participarão 360 pessoas (que esgotaram a sala há dois meses), das quais 54 trabalharão em simultâneo na organização.