Para assinalar os 22 anos, a nova direção do CCV de Constância, liderada por Rui Gonçalves e com Lina Canas como diretora-executiva, abriu portas do parque e organizou cinco conferências no dia 21 de março, à tarde. Depois juntou ainda a visita de Pedro Russo, novo presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que gere no país a rede de 22 Centros de Ciência Viva.
Máximo Ferreira, o mentor do Parque de Astronomia de Constância foi substituído na liderança e coordenação do CCV. Mas como o próprio disse, tem outros desafios associativos em Constância, tem 80 anos. No entanto vai continuar por aí. Tanto mais que nos astros há sempre coisas a acontecer.
A região apresenta três centros, o Parque de Astronomia, em Constância, o Carsoscópio do Alviela, em Alcanena, e em Proença-a-Nova, o Centro de Ciência Viva da Floresta. Foi, aliás, de Proença que Pedro Russo levou um sobreiro para ser plantado em Constância. Uma espécie de prenda entre centros de ciência viva.
Pedro Russo, a ocupar este cargo há pouco mais de um mês, destacou os 30 anos destes centros, nascidos de uma “visão do professor Mariano Gago, que tem esta visão da importância da ciência, do conhecimento para o território nacional.”
Rui Gonçalves, novo presidente da direção do Centro de Ciência Viva de Constância notou que a “Astronomia é Física, é Química, é Biologia, é Geologia, se quiserem, é também Filosofia, é também Parte Social, mostra-nos a humildade que é o Cosmos, é Religião, é isso tudo.”

Rui Gonçalves acrescentou depois que a nova direção vai tentar fazer melhor do que se fez até hoje. “Não é fácil, mas vamos fazer.”
Máximo Ferreira também disse “umas palavrinhas.” E deixou o desejo para os colegas “que acreditem que é possível fazer mais e melhor, claro que precisam sempre de apoio, precisam de apoio da Câmara, precisam de apoio da Ciência Viva e precisam de apoio também nesta necessidade que há de interpretar a função de cada centro de acordo com a região onde está.”
Em declarações à Antena Livre Pedro Russo começou por declarar-se suspeito a falar do Centro de Ciência Viva de Constância por ser astrónomo. Desse modo, “celebrar o 22.º aniversário do Centro de Ciência Viva no Parque de Astronomia em Constância, para mim é uma alegria muito grande. E acho que isso demonstra muito que estes centros e muitas vezes estas temáticas não são tratadas em sítios específicos.”
Acabado de chegar à Agência que gere a rede dos Centros de Ciência Viva notou que o de Constância “mostra realmente que se pode tratar um tema que é uma das grandes ciências em Portugal, onde há uma comunidade científica a produzir trabalho científico muito bom e de qualidade internacional em Portugal e mostramos que uma ciência como a astronomia pode também ter raízes num território como é Constância.”
Indicou ainda que os CCV vão mudando e todos os anos mudam. “Têm atividades novas, têm novos equipamentos, como deve conhecer este centro, também têm vindo a expandir, têm um planetário, têm vários telescópios, continuam a melhorar os seus instrumentos e não são unidades estáticas, são unidades que vão se adaptando, adaptando às necessidades, mas também adaptando a sua ciência e o seu conhecimento. O próprio Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova tem feito esse trabalho.”
Pedro Russo apontou ao futuro e aos novos desafios na área tecnológica, como a inteligência artificial, a robótica, o uso de telemóveis e redes sociais. E a Ciência Viva tem também de cumprir esse papel social de enraizar o conhecimento na população, na sociedade, para usarem esse conhecimento para o seu próprio desenvolvimento, não só económico, mas também pessoal e social.”
Pedro Russo, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Rui Gonçalves apontou este mandato a liderar o CCV de Constância como um desafio grande porque é continuar o lugar do professor Máximo Ferreira. “Estamos confiantes, vamos conseguir fazer mais e melhor até, porque temos uma equipa muito boa, a direção é nova, mas a equipa é que cá estava. Vamos continuar a fazer as nossas saídas às escolas e também as escolas estão constantemente a vir ao nosso centro. Pensamos também fazer alguma ação nos próximos tempos com ligação aos municípios que foram afetados pelas tempestades Gratuitamente fazer ações nos escolares desses concelhos.”
Rui Gonçalves revela ainda que o CCV vai continuar a abrir portas nos dias de acontecimentos do espaço, e este ano há um, muito especial, que é o eclipse do Sol a 12 de agosto. “Vamos fazer aqui algumas observações. Em Portugal não é eclipse total e é muito diferente. Nessa mesma noite é a chuva das estrelas, as Perseidas. Também estamos a pensar a fazer umas coisas interessantes no dia 10 de junho, que é o dia de Portugal, dia de Camões, vamos fazer umas observações e chamar o público cá acima do observatório para ver coisas especiais.”
E à pergunta se as pessoas quando vêm olhar para o céu, vêm à procura de ter algumas respostas a dúvidas que tenham ou vêm apenas para conhecer, Rui Gonçalves diz que há das duas situações.
Rui Gonçalves, presidente do CCV Constância

Já Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, vincou que o centro “é um equipamento fundamental para a afirmação, quer no contexto do concelho, quer no contexto da região, quer no contexto nacional, portanto, traz até nós um público e um tipo de visitante que de outra forma não viria. Nós somos um concelho pequenino, portanto temos que nos afirmar em várias áreas e em várias áreas com qualidade.”
O autarca deixou ainda a nota à mudança de direção do CCV: “O professor Máximo Ferreira já há algum tempo que vinha a demonstrar a sua própria vontade de deixar estas funções que desempenhava aqui, porque são 22 anos. É uma mudança de ciclo e é normal que hajam coisas que se alterem, que sejam diferentes, que se incrementem, portanto, obviamente que da nossa parte, Câmara Municipal é agradecer ao professor Máximo Ferreira todo o trabalho que fez ao longo destes anos, porque sem ele o Centro de Ciência Viva não era efetivamente aquilo que é hoje. Ele era o motor desta casa. E desejar os maiores sucessos e felicidades para a nova Direção e para a nova Diretora Executiva, que é uma pessoa que também, por aquilo que conheço, tem uma grande experiência a nível internacional de vivência nestas áreas. E o professor, residente da direção, é professor no Politécnico.”
Sérgio Oliveira deixou ainda uma alusão ao centro como importante para o desenvolvimento do concelho. “Quem pensa que os concelhos só se desenvolvem com a instalação de empresas que criem 400 ou 500 postos de trabalho está completamente enganado. Também é importante, nós termos a Academia e a Ciência presente nos nossos territórios com atividades de qualidade e chamarem esse público.”
Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

O Parque de Astronomia de Constância está aberto de terça a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e 14h30 às 18h00, aos sábados das 14h30 às 18h30 e 20h30 às 22h30 e aos domingo e feriados das 14h30 às 18h30. A necessidade de marcação prévia obrigatória pelos telefones 249 736 066, 911 588 984 ou por e-mail info@constancia.cienciaviva.pt