Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Sardoal: Turmas da Escola Dr.ª Judite Andrade vencem 1.ª edição dos Prémios Zinkers Portugal

8/07/2025 às 12:59

“Ganhámos!

É com muita alegria e um enorme orgulho que celebramos esta conquista que é fruto do nosso trabalho, dedicação e espírito de equipa. Obrigado a todos os que fizeram parte deste caminho. Esta vitória é de todos nós: alunos, docentes, pessoal não docente, Direção! Somos vencedores do Prémios Zinkers Portugal (3.º ciclo), um prémio que reflete o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o futuro do planeta Terra.”

Foi com estas palavras que o Agrupamento de Escolas de Sardoal anunciou a vitória no concurso dos Prémios Zinkers Portugal.

A Escola Básica da Lourinhã (1.º ciclo), a Escola Básica do Freixo, em Ponte de Lima, (2.º ciclo) e a Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, de Sardoal, foram as grandes vencedoras da 1.ª edição dos Prémios Zinkers em Portugal, uma iniciativa da Fundação Repsol que reconhece os melhores projetos escolares no ensino básico nas áreas da transição energética, alterações climáticas e sustentabilidade.

A entrega dos prémios decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num evento que reuniu professores, representantes institucionais e especialistas em educação e sustentabilidade.

As duas turmas do 9.º ano apresentaram o seu projeto “Interpreta o teu ODS!” e venceram na categoria do 3.º ciclo. A professora responsável pelo projeto, Sara Almeida, na altura, agradeceu “em primeiro lugar, aos meus alunos, que foram a peça-chave para isto acontecer”. Agradeceu ainda “às minhas colegas” porque “é um projeto que não é só meu”, falando da equipa e de “pessoas que foram importantíssimas para que este trabalho conseguisse sair à rua e andar por aí nas redes sociais”.

Por outro lado, Sara Almeida disse que “contei também com um importante apoio da Direção, que está sempre recetiva na nossa Escola para acolher estes projetos”. No final, Sara Almeida referiu-se a “um ano muito difícil para mim” e agradeceu ao pai, “que não está cá”, mas que “teria um orgulho imenso se me visse aqui”.

António Calçada, diretor-geral da Fundação Repsol, entregou os Prémios Zinkers às escolas vencedoras desta edição e destacou o papel fundamental dos professores na educação para sustentabilidade. “Educar para a energia é formar hoje os líderes que tomarão as decisões no futuro sobre o mundo que lhes deixaremos”, destacou, sublinhando o “compromisso da Fundação Repsol com a promoção da educação para a energia e sustentabilidade através dos programas Zinkers, que fomentam uma cidadania crítica, responsável e comprometida”.

A 1ª edição dos Prémios Zinkers 2025 contou também com um espaço de reflexão e debate, sobre os impactos da Inteligência Artificial e da digitalização e sobre os desafios de educar para o futuro.

Cada uma das três escolas vencedoras recebe um prémio de 10.000 euros de apoio ao desenvolvimento e implementação de projetos de inovação educativos. Foram ainda premiadas seis escolas com um prémio de 2.500 euros.

 

Programa Educativo Zinkers: Preparar os jovens para os desafios futuros da sustentabilidade

A Fundação Repsol trouxe pela primeira vez a Portugal os Prémios Zinkers, uma iniciativa educativa de referência em Espanha, que distingue as escolas com os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade, alterações climáticas e transição energética.

O programa estreou-se em Portugal com nove escolas finalistas de norte a sul do país, cujos projetos se destacaram pela criatividade, compromisso ambiental e impacto na comunidade escolar.

Os programas educativos Zinkers em Portugal, promovidos pela Fundação Repsol, são ferramentas curriculares digitais destinadas ao Ensino Básico O objetivo é preparar os jovens para os desafios futuros com conhecimento e rigor académico, incentivando a melhoria do seu meio envolvente, a preservação do planeta e a preparação dos futuros profissionais para a transição ecológica.

Cobrindo todas as etapas educativas do Ensino Básico, os conteúdos estão alinhados com o currículo escolar e abordam temas como energia, alterações climáticas, mobilidade sustentável, economia circular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em Portugal, este programa educativo está a dar os primeiros passos, com o objetivo de se tornar uma referência no ensino da sustentabilidade ambiental, contando já com mais de 1.200 escolas registadas e 30.000 alunos envolvidos.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB