A equipa do FC Porto veio a Abrantes e ganhou o 17.º Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes.
Os dragões bateram o Sporting por 5-3 numa final disputada no Estádio Municipal de Abrantes, num jogo que contou com transmissão em direto na Sport TV.
A equipa nortenha chegou à final do torneio depois de uma vitória no jogo inaugural com o Sporting Braga (3-0), e de um empate 2-2 com o Celta de Vigo. O Sporting, por sua vez, marcou presença na final após ter vencido a seleção de Abrantes (7-0) e o Benfica (5-2).
Se o Porto foi o campeão, o Sporting garantiu o segundo lugar, o Benfica ficou em 3.º, o Braga em 4.º, o Celta de Vigo em 5.º, e a seleção de Abrantes em 6.º lugar.
Quadro Resultados
Sporting 7 – 0 Seleção Abrantes
Porto 3 – 0 Sporting Braga
Seleção Abrantes 0 – 7 Benfica
Celta de Vigo 2 – 2 Porto
Benfica 2 – 5 Sporting
Sporting Braga 2 – 0 Celta de Vigo
5º e 6º lugar | Seleção Abrantes 0 – 6 Celta de Vigo
3º e 4º lugar |Benfica 2 – 2 Sporting Braga (5-3 após GP)
Final | Sporting 3 – 5 Porto
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, manifestou-se satisfeito com toda a organização desta prova que continua a marcar o arranque das competições nacionais sub-15. E nas finais deste domingo, indicou o autarca, estiveram treinadores, olheiros para observar as futuras estrelas e o treinador sub-15.
O autarca destacou ainda a excelência da organização que é totalmente da responsabilidade da divisão de desporto do município, não tendo o envolvimento de empresas ou estruturas externas na execução do torneio.
Este ano a competição voltou a ter as transmissões dos jogos em streaming nas redes do município, sendo que a final (Sporting-Porto) foi transmitida pela Sport TV.
Manuel Jorge Valamatos apontou ao futuro e à necessidade de reestruturar o Torneio, aumentando o número de equipas, mais presenças de outros países e uma duração superior aos atuais três dias. E há, disse, condições para esse crescimento, porquanto os campos do Tramagal, Alferrarede, Rossio ou Pego têm condições para acolher jogos deste torneio de pré-época.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
O Município de Abrantes fez nascer, em 2002, um torneio de pré-época deste escalão, sub 15 anos, com equipas da região.
Três anos depois o torneio alargou-se ao país e cinco anos depois do arranque passou a ter patronos. Ou seja, ex-jogadores de futebol ou treinadores que vêm a Abrantes incentivar os mais novos.
Hoje, é uma prova que conta com os maiores emblemas de Portugal e com participações de equipas espanholas.
Pelos relvados de Abrantes, quando tinham 14 ou 15 anos, passaram jogadores como Renato Sanches, Bruno Fernandes, João Mário, João Cancelo, Bernardo Silva, entre muitos outros.
Como patronos também têm vindo a Abrantes grandes nomes do futebol: Chalana, Paulo Futre; Paulo Sousa, Jorge Andrade, Marco Caneira ou, este ano, Nelson Pereira.
Após esta edição de 2025, o FC Porto passa a ser o clube com mais vitórias neste torneio (6), seguido do Sporting (5), e Benfica, com três. CADE (2), Belenenses (1), Boavista (1) e Real Valladolid (1) fazem parte da lista de vencedores deste troféu de pré-época.
1.º Classificado: FC Porto
2.º Classificado: Sporting CP
3.º Classificado: SL Benfica
4.º Classificado: SC Braga
5.º Classificado: RC Celta Vigo
6.º Classificado: SC Abrantes
Prémio Melhor Jogador: Tiago Portugal (FC Porto)
Prémio Melhor Marcador: Diego Monteiro (Sporting CP)
Prémio Melhor Guarda-Redes: Luca Coocato (CF Porto)
Prémio Disciplina: Seleção Abrantes
Galeria de Imagens