Estão já abertas as inscrições para o programa Férias Ativas de Natal. Esta iniciativa do Município da Sertã decorrerá de 16 a 30 de dezembro, oferecendo atividades diversas, para crianças dos 3 aos 14 anos. Jogos, ateliês, visitas à Aldeia Natal e brincadeiras lúdicas são algumas das propostas programadas para esta iniciativa que decorre durante as férias escolares.
As Férias Ativas de Natal, que contam com dinâmicas adequadas e específicas para cada grupo, dividido em duas faixas etárias – dos 3 aos 5 e dos 6 aos 14 anos – acontecem nos dias úteis ao longo de duas semanas: a primeira de 16 a 21 de dezembro (inscrições até 30 de novembro), e a segunda semana de 22 a 30 de dezembro (com inscrições até 4 de dezembro), com horários compreendidos entre 7h30 e as 19h30. O valor da inscrição é de 23,60€ por cada semana de atividade, acrescido de 3€ diários, por almoço (opcional). O regulamento em vigor, disponível para consulta em cm-serta.pt, contempla reduções no valor da inscrição, mediante comprovativo dos requisitos: 75% para os participantes integrados no Escalão A, 50% para os abrangidos pelo Escalão B e 25% no caso de dois ou mais participantes do mesmo agregado familiar.
A inscrição para cada semana de atividades pode ser feita presencialmente na Piscina Municipal da Sertã, na Câmara Municipal da Sertã, ou no Centro de Recursos Municipais de Cernache do Bonjardim (Casa Atelier Tullio Victorino). Podem ainda ser realizadas por e-mail, através do envio de Ficha de Inscrição (disponível no site do Município da Sertã) devidamente preenchida para o endereço desporto@cm-serta.pt. Para mais informações os interessados podem contactar a Piscina Municipal da Sertã (274 604 401 ou desporto@cm-serta.pt) ou a Câmara Municipal (274 600 300).
Recentemente, o programa Férias Ativas foi galardoado com o Prémio Excelência Autárquica 2026, na área do Desporto, tendo sido também distinguido com o Prémio Reconhecimento de Qualidade – Campos de Férias. Estas distinções visam reconhecer projetos e práticas municipais que, pela sua inovação e dinâmica, contribuem de forma direta para o bem-estar das comunidades, valorizando o papel das autarquias na implementação de respostas próximas das necessidades das populações.
O programa “Férias Ativas” é dinamizado anualmente pelo Município da Sertã durante as pausas letivas, integrando-se nas "Atividades de Apoio à Família nas interrupções letivas”. Após a edição de Natal (16 a 30 de dezembro), as Férias Ativas regressam em 2027 na Páscoa, de 22 de março a 2 de abril, e no Verão, de 14 de junho a 27 de agosto.