A Feira Gastronómica e Cultural de Alvega abriu oficialmente portas eta quinta-feira, 25 de junho, com um apelo à preservação das tradições, à valorização da identidade local e ao fortalecimento do espírito comunitário, numa cerimónia que reuniu autarcas, associações, produtores, voluntários e visitantes.
Na sessão de abertura, a presidente da União de Freguesia de Alvega e Concavada, Carla Peixe, destacou que o certame representa muito mais do que uma mostra gastronómica, assumindo-se como um espaço de encontro entre gerações e de promoção da identidade da freguesia.
"Reunimo-nos para celebrar os sabores da nossa terra, mas também para celebrar aquilo que somos enquanto comunidade", afirmou.
A autarca salientou que cada prato, receita e produto presente na feira transporta consigo "uma história, uma tradição e a dedicação de gerações de alveguenses que souberam preservar o melhor das nossas raízes".
Descrita como "uma terra abraçada pelo Tejo", Alvega foi apresentada como uma freguesia marcada pela sua história, pela emblemática ponte e, sobretudo, pelas pessoas que "levam o nome da nossa freguesia com orgulho para onde quer que vão".

Ainda segundo a autarca, ao longo dos anos, a Feira Gastronómica e Cultural transformou-se num dos principais momentos de convívio da freguesia.
"Tornou-se muito mais do que um evento gastronómico. Tornou-se um ponto de encontro entre gerações, um momento de reencontro entre amigos e familiares e uma oportunidade para mostrar a todos os visitantes a riqueza cultural, humana e gastronómica da nossa terra", referiu.
A presidente da Junta sublinhou ainda que a freguesia preparou um programa diversificado, com quatro noites de animação musical, para proporcionar momentos de convívio e celebração.
"Porque uma terra vive das suas tradições, mas cresce através das suas pessoas. E as pessoas de Alvega e Concavada sempre souberam estar à altura da sua história", concluiu, declarando oficialmente aberta a edição deste ano da feira.

Jovens de Goa marcam presença na abertura
A cerimónia contou também com a presença de quatro jovens estudantes de Goa, vencedores do concurso "Estrelas do Futuro", promovido pela Fundação Oriente, que se encontram em Portugal ao abrigo do protocolo recentemente celebrado entre aquela instituição e o Município de Abrantes.
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes destacou o simbolismo da presença da comitiva indiana.
"É um orgulho para nós tê-los aqui connosco. Isto representa também a afirmação do próprio território", afirmou.
O autarca lembrou que os estudantes estão a aprender português e considerou que esta visita reforça os laços históricos e culturais entre Portugal e Goa.
"Eles são agora embaixadores da nossa língua em Goa. É importante continuarmos a estabelecer estas ligações e estes intercâmbios", referiu.
Certames reforçam dinamismo das freguesias

Na ocasião, o presidente da Câmara enalteceu igualmente o papel das associações locais na organização do evento e na dinamização da vida comunitária.
"Hoje é um dia de encontro, é um dia de festa", afirmou, agradecendo o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia e pelo movimento associativo.
O autarca defendeu que iniciativas desta natureza assumem uma importância particular num concelho com a dimensão territorial de Abrantes.
"Estes momentos são importantíssimos. Revelam o dinamismo das nossas associações, são momentos sociais de encontro, de partilha e de festa", afirmou em declarações à Antena Livre.
Segundo o presidente da Câmara, a capacidade das freguesias para organizar eventos contribui para fortalecer os laços entre as pessoas e as instituições.
"O dinamismo do nosso território tem muito a ver com esta capacidade de organizar eventos capazes de estabelecer ligações entre as pessoas e de convocar todos para este espírito de união que é muito característico no nosso concelho."
O autarca destacou ainda que a Feira Gastronómica e Cultural constitui a principal montra do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas coletividades locais.
"Este certame é a grande expressão da atividade anual das nossas instituições e das nossas associações, que desempenham um papel muito importante nas áreas desportiva, cultural e social. É também um momento que encerra simbolicamente um ciclo da atividade do nosso tecido associativo", concluiu.

A Feira Gastronómica e Cultural de Alvega decorre durante quatro dias, reunindo gastronomia tradicional, animação musical, artesanato e diversas atividades que pretendem promover o património, a cultura e o espírito de comunidade da freguesia.
Galeria de Imagens