Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Antigo campo do Barro Vermelho. Os perigos da vedação e o futuro do espaço (c/áudio)

11/12/2025 às 09:03

O ano passado o Município procedeu a uma intervenção, muito notada, na arborização em volta do antigo campo de futebol do Barro Vermelho. Na altura, foram identificados problemas com as árvores que ali existiam, a maioria acácias.

E a intervenção, em cerca de 75% da área à volta da vedação foi o corte total das acácias, deixando outras espécies nas barreiras.

Na altura esta intervenção, não tendo sido explicada, levou às redes sociais críticas de diversas pessoas. O facto é que a intervenção era necessária e urgente.

Após este trabalho ficou visível as placas de cimento que constituem a vedação do antigo campo de futebol estavam, e estão ainda algumas, tortas e em perigo de tombar. Diz quem frequenta o café e centro comercial Sopadel que não é preciso ser especialista para perceber isso.

Há cerca de um mês, na lateral do antigo campo, um conjunto destes painéis de cimento (visíveis na fotografia) tombaram mesmo, levando o Município a interditar o acesso aquela via e o encerramento dos lugares de estacionamento em causa.

Este tema foi levantado na última reunião da Câmara de Abrantes, pelo vereador do PSD. João Morgado começou por fazer a pergunta: “primeiro queremos perceber o que é que se vai fazer” face a esta situação. Mas o vereador foi mais adiante e disse achar que “era o momento também de discutirmos o que é que se pretende fazer com o campo do Barro Vermelho. Porque aquela zona é uma zona da cidade que está desvalorizada. Podia ser muito mais valorizada, porque está à entrada da cidade, a cidade pode crescer para ali. Portanto, acho que era o momento também de se pensar ou de ser público aquilo que se tem pensado para aquela zona da cidade.”

João Morgado acrescentou ainda que a situação não pode continuar assim, até porque se a zona comercial tinha procura, aumentou ainda mais com a instalação de uma agência bancária no edifício. “Aquele estacionamento que ali está condicionado faz falta, portanto, é preciso perceber o que é que se vai fazer, como é que se vai agir?”

E depois deixou no ar a pergunta se nunca houve oportunidade para a construção de um multiusos ou de um pavilhão desportivo.

 

João Morgado, vereador CM Abrantes

Na resposta o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, começou por destacar o que pode ser o futuro do antigo campo de futebol. E disse nunca ter saltado essa janela de oportunidade. “Nós queremos ter essa janela de oportunidade, é por isso que temos um projeto. E esse projeto pode-se adaptar quer à cidade desportiva, quer ao Barro Vermelho”, disse o autarca referindo-se a um pavilhão desportivo.

E deixou a ideia que “o Barro Vermelho é, seguramente, um sítio absolutamente extraordinário que nós olhamos com grande interesse para termos um pavilhão desportivo”, tendo insistido nunca saltou a janela de oportunidade financeira. E depois acrescentou a referência de que um pavilhão desportivo é um investimento de vários milhões de euros e que sem apoio financeiro da União Europeia é de difícil concretização.

Sobre a situação atual, o presidente confirma que “há questões de segurança que estão ali em causa. E nós já fizemos o corte daquelas (...) por uma questão de segurança. Tivemos uma informação técnica que havia várias árvores a cair e, quando a empresa chegou para cortar algumas, percebeu estarem todas em risco de queda. E a empresa acabou por fazer um desbaste muito mais acentuado do que era inicialmente previsto.”

Depois, acrescentou, há um pinheiro que deu de si, o que levou à colocação das grades de segurança que deverá ter uma intervenção em breve.

Manuel Jorge Valamatos explicou ainda que os muros, que estão em risco de queda, também vão ser derrubados. “Mas também estar ali a fazer algum investimento, sem neste momento termos uma decisão daquilo que vamos fazer não será muito viável.”

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O antigo campo de futebol do Barro Vermelho deixou de receber jogos de futebol após a inauguração dos campos da Cidade Desportiva de Abrantes. Recebeu o mercado semanal que haveria de mudar para o parque de estacionamento da Tapada da Fontinha.

O presidente da Câmara de Abrantes explicou que é um terreno onde não se pode fazer qualquer coisa.

Equacionou-se a construção de um hotel, privado. Houve manifestação de interesse, que depois esfriou.

Também, algumas pessoas, falaram na possibilidade de ali construir um centro cultural, mas isso implicaria desistir do Cineteatro S. Pedro. O Município optou por adquirir e requalificar o Cineteatro, até porque, nesta altura, há muito mais pacotes financeiros da União Europeia para requalificar edifícios públicos do que para novas construções.

E depois há um projeto de Pavilhão Desportivo, inicialmente previsto para a encosta a seguir ao Estádio e Piscina. Mas, segundo o presidente da Câmara, é um projeto muito ambicioso e que pode necessitar de uma revisão.

Manuel Jorge Valamatos disse que o Barro Vermelho seria um bom local para um novo pavilhão desportivo. Só que ainda não há decisão. E depois, do ponto de vista financeiro, a Europa continua a não abrir possibilidades de financiamento para este tipo de equipamentos. “Haverá de abrir”, disse o presidente da Câmara de Abrantes.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB