Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Médio Tejo: Projeto Caminhos leva cultura e oficinas a todos os concelhos da sub-região

21/09/2025 às 12:12

Sob o mote "Caminhos – Um território em movimento", o projeto cultural em rede Caminhos no Médio Tejo vai levar em outubro e novembro espetáculos de teatro, música e oficinas aos 11 concelhos da região, anunciou hoje a organização.

Com uma programação que alia teatro, música, dança, formação e marionetas, o ciclo de outubro/novembro aposta na “pluralidade artística”, com espetáculos, oficinas e formações que “promovem a itinerância cultural e a descentralização da oferta”, anunciou a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, entidade organizadora e com sede em Tomar, distrito de Santarém.

Em comunicado, a CIM destaca uma “oferta cultural de programação em rede de acesso livre e gratuito”, que atravessa diferentes expressões artísticas, “assenta na proximidade e no conhecimento do território”, e se propõe criar "momentos de partilha e reflexão".

O segundo ciclo Caminhos no Médio Tejo, que agrega os 11 municípios da CIM, arranca em Abrantes com o projeto “Biblioteca Futuro”, nos dias 03 e 04 de outubro, uma performance teatral participativa dirigida por Manuel Henriques.

Entre os dias 07 e 10 de outubro, o programa Caminhos leva a Vila Nova da Barquinha o projeto “Móvel”, uma oficina de movimento coreográfico orientada por Marta Tomé.

Segundo a nota informativa, nos dias 09 e 10 de outubro será a vez de Ferreira do Zêzere receber o “Juggling Lab”, um laboratório de circo contemporâneo com Oliveira & Bachtler.

Ainda em outubro haverá mais duas ações formativas, a primeira das quais em Torres Novas com o projeto “Máscara Neutra”, onde Filipe Crawford vai orientar sessões nos dias 18 e 19 sobre a técnica teatral da máscara, e, entre 22 e 24, em Ourém, com uma oficina de formação em voz e dicção orientada por Luís Moreira.

A programação do Caminhos chega em novembro a Tomar e a Mação, onde, nos dias 08 e 23, respetivamente, será apresentado o “Coro dos Comuns”, um projeto comunitário de criação coletiva, com direção de Vítor Ferreira.

Já o projeto “3, 2, 1, Ervilha!” chega a Sardoal no dia 08 de novembro, com um espetáculo de improviso do coletivo “Ervilha no Topo do Bolo”.

A música chega no dia 14 de novembro a Alcanena com “Ibéria Oculta”, um concerto de Urze de Lume, “inspirado nas raízes ancestrais”, com o Entroncamento a receber no dia seguinte “Piano Solo”, um recital de Marco Figueiredo, músico com forte ligação ao jazz e à improvisação.

A programação de novembro culmina em Constância com “Bonecas de Constância”, de 25 a 29, integrando oficinas e espetáculos de marionetas pelo Teatro de Mandrágora.

Criado em 2017 pela CIM do Médio Tejo, o Caminhos pretende “proporcionar encontros à volta da cultura”, criando espaços de partilha e de diálogo entre os artistas e as comunidades, e “estimulando o cruzamento da arte com o entretenimento”, indica a CIM, na nota informativa.

Com uma oferta cultural de programação em rede, de acesso livre, o projeto percorre em outubro e novembro os 11 concelhos do Médio Tejo - Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha – tendo por objetivo “reforçar a identidade territorial e a participação ativa da comunidade”.

O programa Caminhos insere-se no projeto Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Centro2030.

A informação pormenorizada pode ser consultada em caminhos.mediotejo.pt.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2025
Jornal de Abrantes - setembro 2025
PUB