Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Depressão Cláudia: Ponte de Casais de Revelhos com proibição de trânsito de pesados (c/áudio)

15/11/2025 às 23:09

A depressão Cláudia está a afetar o território nacional desde quarta-feira, dia 12 de novembro, tendo deixado um rasto de destruição em diversos pontos do país.

O Município de Abrantes foi o mais afetado pelas chuvas intensas com dezenas de inundações, derrocadas, houve mesmo três desalojas e este sábado confirmou-se mais um problema com a estrutura da ponte de Casais de Revelhos, a chamada “Ponte de Entre Ribeiras”.

A cheia rápida de quinta-feira, que fez transbordar a ribeira ao longo da manhã, deixou danos estruturais na ponte que foram detetados esta sexta-feira, tendo sido reavaliados este sábado com equipas do Município de Abrantes e da Infraestruturas de Portugal.

Na sequência das vistorias técnicas, “vários especialistas estiveram no local para avaliar as patologias e fragilidades identificadas no pontão e decidiram executar ações de impermeabilização do tabuleiro com a colocação de estruturas de reforço para suporte da sapata do pontão.

Ainda de acordo com informação oficial do Município de Abrantes, este domingo e segunda-feira serão realizadas avaliações adicionais mais específicas, de forma a garantir uma análise completa da situação estrutural.

Ficou ainda a saber-se que a Proteção Civil já contactou o exército para uma análise mais pormenorizada da situação e quais as possíveis diligências para minimizar estes constrangimentos, nomeadamente com a avaliação de instalação de uma ponte militar para mitigar o acesso aos Casais de Revelhos enquanto durar uma intervenção mais profunda na ponte.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, em declarações à Antena Livre, este sábado, indicou o que está a ser feito. Por outro lado, garante que ao longo da semana será feito um levantamento dos prejuízos causados pela depressão Cláudia no concelho.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

A Câmara Municipal de Abrantes garante estar “a acompanhar permanentemente a evolução da situação” e informa que “ao longo da semana serão prestadas atualizações regulares à população sobre o estado dos trabalhos e as condições de circulação.”

O Município deixa ainda o apelo aos automobilistas para o cumprimento da sinalização e da interdição à circulação de pesados.

??????̧?̃?? ?? ????????̧?̃?:

- A ponte encontra-se condicionada ao trânsito, sendo permitida apenas a circulação de veículos ligeiros.

- Veículos pesados com peso superior a 3.500 kg estão proibidos de circular no local.

- Esta medida visa garantir que a população possa manter a sua vida diária com as devidas condições de segurança e precaução.

- A paragem do autocarro escolar e dos transportes públicos passa a fazer-se junto ao pontão.

- O Município, em conjunto com a Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede e com os Bombeiros, disponibilizará serviços de apoio para assegurar o transporte dos alunos e restantes cidadãos entre a paragem habitual e o novo ponto de paragem.

Portugal continental registou 815 ocorrências entre as 00:00 e as 18:00 deste sábado devido ao mau tempo, principalmente inundações, a maioria na Área Metropolitana do Porto, seguindo-se a região do Algarve, avançou fonte oficial da Proteção Civil.

O oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Rui Oliveira indicou que, até às 18:00, registou-se “um total de 815 ocorrências, sendo que destas o maior número, 506, diz respeito a situações de inundação”, seguidas de “103 limpezas de via, 97 quedas de árvores, 54 quedas de estruturas e 50 relacionadas com movimentos de massa” ou deslizamentos de terras.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB