Antena Livre
Deseja receber notificações?
IPT
PUB

Abrantes: Torneio Internacional de Iniciados regressa de 22 a 24 de agosto (c/áudio)

12/08/2025 às 14:37

Está aí mais um Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes. Vai na 17.ª edição e repete as equipas do ano passado, ao mesmo tempo que se assume como um dos torneios mais importantes do país no escalão sub-15 e com transmissão da final na Sport TV.

Se a seleção de sub-15 de Abrantes tem lugar marcado com 11 selecionados do Abrantes e Benfica, cinco do Pego e cinco dos Dragões de Alferrarede, juntam-se as equipas do Sporting, vencedor de 2024, Benfica, Porto, Braga e Celta de Vigo.

Os jogos distribuem-se pelos dias 22 e 23 estando a final agendada para as 11 horas de domingo, dia 24, num jogo com transmissão televisiva na Sport Tv. Aliás, todos os jogos são transmitidos por streaming com narração e comentários o que aumenta a visibilidade do torneio.

Esta prova, que começou em 2002, é já uma marca no país, levando o presidente da Câmara de Abrantes a explicar que os “clubes grandes” fazem questão de vir a este torneio, ao contrário dos primeiros anos em que só por cá andavam equipas do distrito.

Mas se o torneio está com os alicerces bem firmados, começa a existir no pensamento dos autarcas a ideia de dar mais um passo que é fazer crescer o torneio. Ou seja, aumentar o número de equipas, ter mais equipas estrangeiras e aumentar os dias de realização da prova.

“Para os jovens, há aqui mais do que a brincadeira, há aqui, mais golo menos golo, uma questão de dignidade”, disse o autarca.

De acordo com Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes (no arranque do torneio, em 2002, vereador do pelouro do desporto), há agora mais condições para dar este salto, porque se junta ao Estádio Municipal com dois campos, os do Rossio, Pego, Tramagal e Alferrarede.

 

Manuel Jorge Valamatos

Nelson Pereira, 49 anos, ex-guarda-redes do Sporting é o patrono da edição deste ano do torneio. Junta-se a muitos nomes que já vieram a Abrantes deixar a mensagem e apoio a muitos jovens futebolistas que passaram por esta prova.

E Nelson Pereira não teve problema em deixar a sua mensagem aos futebolistas da seleção de Abrantes que, com a equipa técnica, estiveram presentes nesta apresentação.

Começou por deixar a sua própria experiência nas camadas jovens do Torreense. De ter “pouco corpo” até ter sido “pescado” pelo treinador da equipa principal.

“Nunca questionei as opiniões se defendia bem ou mal, mas há uma coisa que ninguém me pode acusar de falta de profissionalismo”, indicou o ex-futebolista.

E depois deixou ainda o outro lado da vida do desporto profissional: “fui mais vezes a discotecas depois dos 40 anos do que até aqui.”

 

Nelson Pereira 

O ex-guarda-redes leonino, que foi treinador de guarda-redes no Sporting e ainda membro da equipa de prospeção de novos talentos para o clube, deixou a mensagem os jovens atletas de Abrantes. Mensagem de querer e de esforço perante aquilo que se sabe que é o valor elevado dos adversários. Nelson Pereira disse que esse desequilíbrio pode ajustar-se se esta seleção de Abrantes vestir a pelo do “querer”. Tem de haver no grupo uma ideia de mais esforço e vontade que os adversários.

Foto: CMA

“Não desistam. O torneio tem visibilidade. Podem ter os melhores, mas têm duas pernas, têm dois braços e uma cabeça. Eles podem de mais qualidade técnica, mas se não tiverem mais vontade...” reforçou Nelson Pereira que depois disse ainda que “os clubes grandes têm gente em todo o lado a ver jogos de futebol. Só falta irem à maternidade.”

 

Nelson Pereira 

A seleção de Abrantes tem 21 atletas. 11 do Abrantes e Benfica, cinco do Pego e cinco dos Dragões de Alferrarede, as três equipas do concelho com o escalão de iniciados. E a equipa técnica é composta por elementos destes três clubes. O treinador é Luís Vieira, coordenador dos Dragões de Alferrarede, que tem como adjuntos, Fábio Santos (Pego), David Fernandes (Tramagal) e Moisés Agostinho (Abrantes e Benfica). O massagista é João Amaral (Dragões Alferrarede) e o dirigente Filipe Ribeiro (Abrantes e Benfica).

Luís Vieira explicou aos jornalistas o que pretende para este torneio. Começou por dizer que foi uma escolha difícil entre mais de 100 atletas e que quer transmitir aos jovens a mesma mensagem que o Nelson Pereira deixou, da vontade, do trabalho, do querer.

Depois ainda a experiência que é proporcionar a estes jovens de Abrantes a experiência de poderem viver aquilo que os colegas das equipas “grandes” vivem. Trabalhar uma semana exclusivamente no futebol, longe de casa e das famílias, porque a equipa passou a estar em estágio. Entre treinos e descanso.

Luís Vieira

O torneio internacional de iniciados tem os jogos Sporting-Abrantes, no Tramagal na sexta-feira às 18:30 e o Porto-Braga, no Estádio Municipal às 20 horas. No sábado jogam Seleção de Abrantes-Benfica, às 09:15 no Estádio Municipal, Celta-Porto às 11 horas no pego, Benfica-Sporting no Estádio Municipal às 18:30, e o Braga-Celta às 20 horas em Alferrarede.

No domingo às 09:15 disputa-se no Rossio o jogo entre os terceiros classificados dos dois grupos, às 09:15 joga-se no campo N.º 2 o jogo entre segundos classificados e às 11 horas, no Estádio Municipal, a final que terá transmissão na Sport TV.

Recorde-se que em 2023 o patrono foi Jorge Abrantes e o Porto levou o troféu, no ano passado o patrono foi Marco Caneira e o Sporting ganhou esta competição. Este ano o patrono é o ex-guarda-redes Nelson Pereira e no dia 24 saber-se-á que leva o troféu: Abrantes, Sporting, Benfica, Porto, Braga ou Celta de Vigo.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2025
Jornal de Abrantes - agosto 2025
PUB