A Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, prossegue a sua programação de exposições com a chancela da Fundação EDP, com a inauguração a 17 de janeiro, pelas 15 horas, da exposição individual RASTO, do artista plástico Carlos No, com curadoria de Fernando Ribeiro.
Nesta mostra será apresentado um conjunto de obras, entre esculturas e desenhos, algumas inéditas, criadas pelo artista tendo em vista o espaço físico, e bastante particular, da Galeria do Parque.
Nesta exposição, Carlos No retoma temas sociais que tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos anos da sua carreira, retratando problemas que continuam a afetar milhares de pessoas em todo o mundo como os da guerra, da ausência de liberdade e segurança, das migrações forçadas, da exclusão, de território, entre outros.
RASTO é, por conseguinte, uma reflexão plástica sobre os conceitos de liberdade, perda, deslocação e ausência.
Carlos No nasceu em Lisboa em 1967. Vive em Lisboa e trabalha na Ericeira. Fez o curso de Pintura no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, 1987-1992, tendo frequentado ainda o curso de escultura em 1987.
Desde 1991 que vem participando em várias exposições coletivas, quer em Portugal quer no estrangeiro, realizando a primeira exposição individual em 1994. Em 1993 recebeu o 1º prémio de pintura na Feira de Arte de Portimão e em 1995 foi selecionado para a representação portuguesa à Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em Rijeka, na Croácia.
Das suas mais recentes exposições podemos destacar as exposições individuais “Fosso”, na Galeria Monumental, em Lisboa; “Impasse”, na SNBA - Sociedade Nacional Belas Artes, em Lisboa, e no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha; “Finisterra”, no Museu Nogueira da Silva, em Braga; “Estais”, Museu Municipal de Faro, em Faro; “Exílio”, na Casa-atelier Vieira da Silva, Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa; a exposição “Peut-être Demain”, na Galerie Elizabeth Couturier, em Lyon; as exposições coletivas “Impressões Digitais”, no MNAC, em Lisboa; “Fenda”, Fundação Eugénio de Almeida, Évora; “NegOcio”, Centro Cultural Las Cigarreras, Alicante, Espanha e “Sob o Signo de Amadeo. Um Século de Arte”, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian ou ainda as exposições conjuntas com Pedro Valdez Cardoso – “Ignoto” – no Centro de Artes e no Centro Emmerico Nunes, em Sines, e com Rui Horta Pereira – “Arame” – na Galeria Bangbang, em Lisboa.
Está representado em coleções particulares e institucionais, em Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cidade do Vaticano, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Macau, México, Países Baixos, República Checa, Suécia e Suíça.
Pode obter mais informação em www.carlosno.com
A Galeria do Parque está situada no Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha (GPS: 39.457970, -8.430929). A exposição pode ser visitada no horário de terça-feira a sábado:
Inverno (outubro a fevereiro): 14h00–17h30
Verão (março a setembro): 14h00–19h00
Encerra ao domingo e segunda-feira
A entrada é gratuita.