O rio Tejo já está a regressar ao seu leito, mas há áreas na Lezíria ainda inundadas, onde é necessário tempo para a água evaporar e a situação normalizar, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
“A situação do rio segue na mesma senda de ontem [sábado], a baixar os caudais, ainda vamos tendo algumas situações, mais na zona da Lezíria, mas aqui, no Médio Tejo, não lhe vou dizer que já está normalizada, mas o rio já se encontra no seu leito”, afirmou o comandante sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo, no distrito de Santarém, David Lobato.
Desde sábado que o nível do rio está a baixar progressivamente e a melhoria das condições climáticas, com uma redução da precipitação, está a fazer a situação “evoluir favoravelmente”, salientou o comandante sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo.
David Lobato salientou que é necessário aguardar agora que o nível do Tejo baixe em terrenos que ainda estão inundados, mas isso só acontecerá quando a água evaporar ou os terrenos a conseguirem absorver.
O regresso ao leito já era visível ao final do dia de sábado e os caudais “baixaram bastante” nas últimas horas, indicou.
“Neste momento estamos com um caudal de 3.700 metros cúbicos por segundo no Almoural”, Vila Nova da Barquinha, quantificou David Lobato, adiantando que a Proteção Civil distrital pode, na segunda-feira, se se mantiver ó quadro climático atual, baixar o nível de alerta de vermelho para laranja ou até para amarelo.
“Se se mantiver assim, vamos baixar o nível, em princípio para amarelo”, antecipou, referindo-se a uma reunião que a Proteção Civil distrital de Santarém vai realizar na segunda-feira.
Em Abrantes, ai nível de acessibilidades, já se encontra aberta ao trânsito Estrada Arrifana (Alameda da Igreja de S. Miguel) e S. Miguel do Rio Torto.
Encontram-se ainda encerradas as seguintes vias:
- EN118, entre Rossio ao Sul do Tejo e Pego, devido a estrada submersa, sendo possível, no entanto, circular com precaução pela Estrada do Serrado (Coalhos) e Cabrito;
- EN2 – Espinhaço de Cão, entre a Rotunda do Olival e o cruzamento com a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (avenida do Ciclo);
- Estrada entre Carvalhal e Sobral Basto.
A Rua de Vale de Rãs, entre o entroncamento com a Rua dos Lírios e a Av. Antero de Quental, vai estar encerrada ao trânsito esta segunda-feira, dia 16 de fevereiro, entre as 8h e as 18h, para permitir a continuação de trabalhos de intervenção pela Abrantaqua num coletor de saneamento ali situado.
C/ Lusa