Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Associação Estudantes da ESSA quer organizar Modelo das Nações Unidas para jovens (c/áudio)

11/11/2025 às 10:17

Os novos dirigentes da Associação de Estudantes da Escola Secundária Solano de Abreu (ESSA) tomaram posse no dia 6 de novembro. Um dia depois formalização o arranque de um projeto que já tem três anos, a Rádio Essa e que representou trabalho de três associações de estudantes.

À margem da abertura da Rádio Essa, Henrique Apura, presidente da Associação, mostrou a sua felicidade, depois de tomar posse como presidente de Estudantes.

Sobre este ano tem projetos claros para a estrutura representativa dos alunos. Primeiro uma associação transparente. Depois pretende criar uma plataforma digital, um sítio na internet que permita, por exemplo, ter bancos de resumos para os alunos, para os preparar para os exames. “Queremos ter dias festivos e dias solidários”, explicou antes de anunciar os três projetos mais ambiciosos, para lá da rádio, que já está em andamento.

“Leilão às Cegas” de obras de arte. “Queremos abrir as portas da escola à comunidade para que venham à escola e possam licitar obras de arte, às cegas.”

Outra das ideias de Henrique Apura e da sua equipa é a produção de uma Gala Solidária com atuações e atribuição de prémios, para angariação de fundos para instituições de caridade.

E depois o projeto mais ambicioso de todos. “Queremos fazer o primeiro modelo das Nações Unidos em Abrantes. Queremos fazer bem. Queremos fazer grande. Queremos trazer a Abrantes jovens de todo o mundo para participar.”

Henrique Apura explicou que já estão em contacto com jovens que já participaram neste tipo de eventos.

Um Modelo Nações Unidas (MUN) para jovens é um evento de simulação em que estudantes representam países membros das Nações Unidas para debater e tentar resolver problemas globais.

Os participantes nestes encontros atuam como diplomatas dos seus países, defendendo os interesses de cada território e negociando com outros delegados para chegar a soluções por meio de debates e votações.

É um evento de jovens que pretende simular o funcionamento real da ONU e desenvolver nos participantes habilidades como argumentação, pensamento crítico e diplomacia. 

Henrique Apura, presidente Associação de Estudantes ESSA

O dirigente da Associação de Estudantes não esqueceu outras atividades que são desenvolvidas, como por exemplo, o tradicional baile de finalistas para os alunos do 12.º ano de escolaridade.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB