Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Futebol: AD Mação e AF de Santarém trocam acusações devido à ausência de jogadores no treino da Seleção Distrital (C/ Áudio)

11/11/2025 às 14:52
Foto de Arquivo

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) emitiu um comunicado nas redes sociais sobre o que disse ser “a renúncia à Seleção Distrital de sete atletas da Associação Desportiva de Mação”.

Segundo a AFS, tiveram conhecimento da tomada de decisão por parte dos atletas no próprio dia de treino, o que, segundo a Associação, “demonstra uma enorme imaturidade e falta de responsabilidade, fato que impediu a convocação atempada de outros atletas com vontade e orgulho em representar a Seleção Distrital”.

Adianta ainda a Associação de Futebol de Santarém que “esta atitude, além de contrariar o espírito desportivo e associativo, representa uma falta de compromisso e respeito para com a Associação, assim como para todos os atletas que trabalham em prol do desenvolvimento do futebol no distrito. Face à gravidade da situação e para que esta não se torne uma rotina para outros, não o podendo fazer através do regulamento de disciplina, na próxima reunião de Direção vai ser proposto o impedimento dos atletas em representar a AF Santarém”.

Na mesma publicação, Fábio Patrício, diretor Desportivo da Associação Desportiva de Mação, deu a conhecer que esteve presente numa reunião, juntamente com o presidente da AD Mação, João Espírito Santo, nas instalações da AF Santarém e na presença do presidente Joaquim Martinho, com Fábio Silva e com mais duas pessoas. Para Fábio Patrício, depois do que foi explicado nessa reunião, o comunicado da AFS é “infeliz, desonesto e demonstra única e simplesmente a falta de noção que os senhores têm em relação aos clubes, aos jogadores amadores e a tudo ao que ao futebol distrital diz respeito”. Ainda segundo o diretor desportivo, na reunião foi comunicado à AFS que “entre um treino da seleção em que convocaram 7 jogadores da AD Mação e o treino do clube (porque o clube treinava no mesmo dia, à mesma hora, e a AFS sabiam disso desde início), “os jogadores decidiram e bem (depois de vos explicar isso mesmo) que iriam dar prioridade ao treino do clube em detrimento do treino da seleção”.

Fábio Patrício escreveu ainda que, “naturalmente, o clube irá tomar uma posição em relação a este comunicado vergonhoso”. E lembrou: “não se esqueçam que os jogadores da AD Mação não foram os únicos a abdicar da seleção, como tal, o tratamento que deram aos nossos, agradecemos que também seja dado aos restantes”. Considerou Já ser “triste lançarem este comunicado, ainda mais triste se torna fazerem-no na véspera de um jogo, quando a nossa equipa está a lutar pelo titulo. Não sei se existe por trás alguma segunda intenção. Tal como vos foi dito anteriormente, já o email que enviaram aos jogadores em jeito de ameaça, relembra os tempos da ditadura”.

À margem do jogo de domingo, em que o Mação venceu na casa do Águias de Alpiarça, Mário Nelson, treinador do Mação, falou sobre o assunto ao repórter José Luís Casaleiro. “Os jogadores tomaram uma decisão e acho que as pessoas estão a empolar”, disse o técnico.

Mário Nelson disse que o que considera “realmente grave é que se esteja a empolar a tomada de decisão dos jogadores do Mação”, pois, como exemplificou, “o Sandro Isabelinha não está cá nesse fim de semana”. E isto é sabido “desde que assinou pelo Mação”. O treinador também aludiu ao facto de haver “outros jogadores que não foram à seleção e estranho que este tipo de postura e de conduta aconteça. Mais estranho eu acho, quando me colocam a mim no holofote da decisão, quando eu não tenho nada a ver com isto. É uma decisão dos jogadores”.

Ouça a entrevista na íntegra:

 Mário Nelson, treinador da Associação Desportiva de Mação

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB