O Abrantes Clube de Padel (ABCP) concluiu recentemente uma nova fase de expansão, com a entrada em funcionamento de dois novos campos cobertos, juntando-se aos dois já existentes. O clube passa assim a dispor de quatro campos operacionais, dois dos quais indoor desde julho de 2025 — uma antecipação face à previsão inicial de setembro.
Para saber um pouco mais sobre esta ampliação, a Antena Livre esteve à conversa com Rui Ramalhete, presidente do Abrantes Clube de Padel. Responsável pela ABCP há cerca de dois anos, Rui Ramalhete diz que o clube só obteve a concessão dos campos de padel descobertos, pertencentes ao município, no ano passado. Só depois deste passo importante é que foi possível a construção dos dois novos campos cobertos, num terreno que estava à venda junto aos campos descobertos, um investimento que ronda os 150 000€.
Com esta melhoria, será possível garantir melhores condições da prática da modalidade ao longo de todo o ano, reforçando a capacidade de resposta do clube para treinos, jogos sociais, competições e eventos. A nova estrutura coberta destaca-se pela sua funcionalidade e integração no espaço natural envolvente. Vista da outra margem do rio Tejo, a tenda quase se funde com a vegetação, preservando o equilíbrio paisagístico da zona ribeirinha de Abrantes.
O acesso aos campos faz-se pela Rua da Fábrica do Sabão, no Aquapolis Norte, zona ribeirinha da cidade, junto ao Tejo. Um espaço privilegiado para a prática desportiva ao ar livre, em plena harmonia com a natureza envolvente. Está também em preparação a próxima etapa do projeto, que prevê a construção de um edifício de apoio com balneários, casas de banho, zona de restauração e loja
de desporto. A obra deverá arrancar nos próximos meses e prevê-se estar concluída no início de 2026, dotando o espaço de melhores condições para atletas, visitantes e equipas técnicas.
“A ideia deste clube passa não só pelo Padel, mas para tentar trazer uma quantidade de serviços que tenham a ver com desporto e também com restauração, porque sentimos que é uma zona que tem muito potencial e que está um pouco parada”, disse o responsável pelo clube. Também é um objetivo do clube conseguir ter bicicletas elétricas para alugar, sendo o conceito criar um ambiente familiar e desenvolver mais o Aquapolis Norte.
Quando questionado sobre a possibilidade de uma maior prospeção de campos de Padel, Rui respondeu que “temos de perceber se o mercado e o público precisa de mais campos”. Acrescentou também que “temos espaço para mais um ou dois campos, está no nosso plano, eventualmente, construir mais um campo central, mas por agora quatro campos parece-me indicado”. Existe ainda a ambição de cobrir os campos do município mas ” temos ainda de explorar um caminho até conseguir cobrir esses campos”.
Em relação aos campos cobertos, o dirigente explicou que estes têm maior procura, para além de serem mais limpos, fáceis de manter e resistentes a condições meteorológicas adversas, para além de as receitas serem três vezes superiores à faturação de um campo descoberto.
O Abrantes Clube de Padel conta hoje em dia com uma comunidade de mais de 300 pessoas, sendo que 100 delas são alunos, um número que face ao ano passado é muito superior, 20 alunos em 2024. Este aumento deve-se também a um crescimento do número de treinadores.
No que toca a atletas profissionais, o dirigente diz não ser fácil e que “mesmo os nossos atletas profissionais, não têm facilidade em jogar a alto nível lá fora, ou seja, eles conseguem ser competitivos mas é muito complicado um atleta nacional ganhar alguma prova lá fora”. Para Rui Ramalhete isto acontece também por ainda não existir uma cultura de Padel: “é uma modalidade muito ligada ao amadorismo e ao social”. Acrescentou ainda que “cada vez mais cresce o jogador federado”, no ano passado o clube tinha 18 atletas federados, atualmente, conta com mais de 50. No ano passado a equipa ainda conseguiu ficar numa categoria baixa, num nível de seis categorias, na categoria M5, entre os oito melhores a nível nacional.
Caso queira experimentar esta modalidade, é possível fazê-lo. O ABCP não só empresta equipamento mas também abre a possibilidade de aluguer do equipamento necessário à boa prática desta modalidade.
Rúben Filipe