A Câmara Municipal de Mação prepara-se para lançar a primeira campanha de sensibilização do ano, e também a primeira do novo executivo municipal.
O foco desta campanha aponta à prevenção dos incêndios florestais, pela afirmação de que o cuidado do território é um trabalho coletivo, que começa em cada um e que é mais eficaz feito por todos.
O slogan é simples: “Cuidar da Floresta começa no Inverno.” E a ideia é precisamente a sensibilização dos proprietários para a necessidade de iniciar os trabalhos de limpeza durante o inverno e início da primavera de forma a aliviar a carga combustível.
“Fazer a limpeza da floresta significa apostar numa prevenção adequada pela gestão equilibrada das zonas florestais, agroflorestais e arborizadas”, é referido na informação divulgada pelo Município de Mação.
Há ainda que realçar que nos próximos meses têm início os prazos de limpeza da floresta, após os quais, em caso de não cumprimento dos mesmos os proprietários sujeitam-se a coimas.
A Câmara Municipal de Mação está empenhada na concretização de dez “Condomínios de Aldeia”, estando a decorrer o processo de reuniões com a população.
Os Condomínios de Aldeia são uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental dirigida às aldeias localizadas em territórios de floresta.
A intervenção a realizar consiste na reconversão das áreas florestais em áreas agrícolas e agrossilvopastoris, nas faixas de gestão de combustível (FGC), em redor das áreas edificadas destas aldeias. Na prática, estes projetos contemplam a limpeza dos terrenos dentro e à volta das povoações criando uma circular de segurança em volta das aldeias, para que as mesmas possam ficar protegidas. Os proprietários decidem depois se pretendem que os terrenos, após limpos, possam ser plantados com algumas árvores ou arbustos.
Referir ainda que este é o primeiro “pacote” de intervenções que se prevê concluir antes do verão.