Para celebrar o Dia Municipal para a Igualdade, no próximo dia 24 de outubro, pelas 14h00, no auditório José Bayolo Pacheco de Amorim do Politécnico de Tomar, realiza-se o Seminário “A inclusão de pessoas com necessidades educativas específicas no ensino superior”.
De acordo com o programa, estão previstas palestras de diversas especialistas, nomeadamente do Instituto Nacional de Reabilitação, e um espaço de tertúlia, para reflexão sobre os temas abordados.
Pretende-se com este evento perceber em que medida está o ensino superior preparado para receber estudantes com necessidades educativas específicas, promover a equidade e igualdade de oportunidades, sensibilizar a comunidade académica e da região e partilhar boas práticas.
A legislação nacional e internacional (como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) exige que as instituições de ensino superior promovam a inclusão. Discutir o tema é também uma forma de garantir que estas normas sejam compreendidas e aplicadas.
A inclusão beneficia toda a comunidade académica, ao promover metodologias de ensino mais flexíveis e centradas no estudante, o que melhora a aprendizagem para todos.
O seminário pretende contribuir para a construção de um ensino superior mais justo, acessível e de qualidade.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Plano de Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão 2025-2028 do IPT, que pode ser consultado aqui http://www.diversidadeinclusao.ipt.pt/.
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do link: https://forms.office.com/e/PNcNRfCt1B.
Todos os participantes inscritos terão direito a certificado de participação.