Antena Livre
Deseja receber notificações?
IPT
PUB

Alvega e Concavada: Antiga escola de Monte Galego cedida à Associação Monta Vacas (c/áudio)

5/08/2025 às 12:20

A Associação Dinamizadora da União de freguesias de Alvega e Concavada (Monta Vacas), assinou, no passado dia 1 de agosto, o protocolo de cedência do espaço da antiga escola primária Monte Galego. Esta cedência foi articulada em conjunto com o Município de Abrantes e a Junta de Freguesia de Alvega e Concavada, o que marca um grande passo para esta associação tão recente.

A associação terá assim uma nova sede para que seja possível continuar a dinamizar o território da melhor forma.

O Jerónimo Belo Jorge esteve à conversa com Vânia Franco, tesoureira da Associação Monta Vacas, para conhecer um pouco melhor esta associação tão acarinhada pelas gentes das freguesias.

Vânia Franco explicou que a ideia de fazer uma garraiada em 2024 foi de três amigos, pois esta é uma tradição da zona que já não se fazia há muito tempo. Este evento foi um sucesso, motivando assim a posterior criação da associação. A Associação Monta Vacas surgiu devido à necessidade de trazer de volta tradições, que, ao longo dos anos se têm perdido e, ao mesmo tempo também existe a ambição de criar novas tradições, diz a presidente da associação.

Quando questionada sobre como surgiu o nome da associação, “Monta Vacas”, Vânia explicou que “nós íamos a garraiadas noutros sítios, temos três pessoas no nosso grupo que são forcados e mandámos fazer umas camisolas que diziam Monta Vacas, Monta Vacas porque alguém se lembrou, é daqueles nomes que saem assim no meio de um jantar. E quando decidimos criar a associação dissemos, bem temos este nome desde o início, não faz sentido não termos este nome”.

 

Vânia Franco

Também Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, congratulou a associação e destacou a importância do tecido associativo na comunidade, que já conta com 187 associações. O autarca acrescentou ainda que “para um concelho tão grande como o nosso, eu não sei, não imagino este concelho sem as 186 que passam a ser, agora com mais uma, 187 associações”.

Demonstrou ainda a confiança na nova associação, falando também do cariz social da mesma. Foi dito também que o edifício cedido era utilizado como secção de voto nos atos eleitorais e que depois disto está há muitos anos desprotegido e fragilizado. Manuel Jorge Valamatos disse ainda que “ter uma associação a pegar neste edifício que é público e estarmos convictos que vão pegar e vão cuidar e vão transformá-lo em algo ativo e dinâmico, para nós digamos que é absolutamente extraordinário”.

Manuel Jorge Valamatos

Com a criação desta associação e a cedência de espaço efetuada espera-se um maior dinamismo na união de freguesias de Alvega e Concavada. 

Rúben Filipe

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB