Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: A.Logos passou por processo de reestruturação e já obtém resultados positivos (C/ Áudio)

7/05/2025 às 16:35

A A.Logos, a Associação para o Desenvolvimento de Assessoria e Ensaios Técnicos é uma associação de direito privado de interesse público e sem fins lucrativos. Tem as suas instalações no Tecnopolo do Vale do Tejo, em Alferrarede, concelho de Abrantes, e a atividade principal centra-se no apoio a autarquias, empresas, organismos do Estado e público em geral, desenvolvendo trabalhos no âmbito do controle de qualidade de águas de abastecimento, efluentes, piscinas, géneros alimentícios e alimentos para animais.

As contas da A.Logos figuraram sempre entre as dúvidas das oposições nas câmaras que têm participação na Associação e os resultados negativos foram sempre tema de inquirição aos autarcas. Mas a situação parece agora ter mudado. Desde há três anos que a A.Logos tem as contas positivas. O presidente da Associação, também vice-presidente da Câmara de Abrantes, confirmou as “boas notícias” e disse que “nos últimos três anos conseguimos ter resultados positivos, o que é um bom sinal pois, como todos sabem, tivemos um período em que os resultados não eram positivos, tivemos que fazer um longo trabalho de reestruturação da entidade e hoje, felizmente, já conseguimos ter aqui outra realidade e olhar para o futuro de outra maneira”.

João Gomes também confirmou que, durante o ano de 2024, a A.Logos não contou com qualquer financiamento de fundos europeus nem dos municípios seus associados. Para dar a volta por cima, contou “com muito trabalho de todos os nossos colaboradores, também com a ajuda do Conselho de Administração e de todos os parceiros”. No Conselho de Administração estão os representantes dos municípios de Abrantes, Constância e Mação”. Contudo, “é verdade que ainda vamos ter muito trabalho pela frente. Apesar dos resultados positivos nos últimos três anos, vamos ter que continuar neste sentido”. Até porque, como afirmou João Gomes, “vamos ter que investir em equipamentos novos e conseguir amortizar dívidas bancárias” O presidente da A.Logos assegurou que nestes últimos anos, “temos conseguido adquirir novos equipamentos, conseguimos reduzir a nossa exposição junto da banca em cerca de 80 mil euros e vindo a reduzir a nossa dívida. Por último, agradecer aos nossos clientes porque se não fossem eles, não teríamos condições para estarmos a caminhar neste sentido”.

Nesta senda, já há uma meia dúzia de anos que os autarcas que “deram o seu nome como garantia”, viram os seus nomes desipotecados. Neste momento, “as únicas coisas que temos hipotecadas junto da banca, é o próprio edifício e os equipamentos que temos”, esclareceu João Gomes.

Também com a criação da empresa intermunicipal Tejo Ambiente, a A.Logos “perdeu clientes”. No entanto, essa situação já foi ultrapassada e, segundo o presidente do Conselho de Administração, “a nossa perspetiva para o ano de 2025 é aumentar a nossa carteira de clientes e essa aumenta também com o facto de começarmos a trabalhar com a Tejo Ambiente, e ter o regresso de alguns municípios que, na altura, saíram. Nos primeiros anos da Tejo Ambiente não conseguimos ganhar concursos, foram para outros laboratórios, mas este ano já conseguimos ganhar este concurso importante para nós e vamos começar a trabalhar novamente com esses municípios”.

Os municípios da região são, “indiretamente”, os maiores clientes da A.Logos. Isto porque os maiores clientes da Associação são a Águas do Ribatejo, a Tejo Ambiente, a Abrantáqua, os Serviços Municipalizados e as empresas privadas que também trabalham connosco”. Diretamente, “aí sim, os municípios, com as análises à qualidade da água das piscinas, legionella e todos esses trabalham que fazemos”. Para além disso, “temos um grande número de privados nas análises alimentares a quem agradecemos a preferência”.

A A.Logos “foi criada para prestar serviços na nossa região e, sobretudo, nas nossas empresas, e hoje em dia a A.Logos já está numa área muito mais alargada. Com a Águas do Ribatejo, vamos até Coruche, mas também temos muitos clientes no Alto Alentejo, bem como em Castelo Branco e perto de Coimbra”.

Após a apresentação da demonstração financeira da A.Alogos para o exercício de 2024, e confirmadas as boas notícias, João Gomes espera agora que o futuro do laboratório seja mais risonho. “É para isso que trabalhamos todos os dias e vamos continuar a trabalhar. Sabemos que as dificuldades não foram todas ultrapassadas mas o nosso caminho é com esperança e, sobretudo, de continuar a merecer a confiança dos nossos clientes”.

A A.Logos oferece serviços de análises alimentares, microbiologia de alimentos e água e análise nutricional, como são exemplos o mel e derivados, azeites, leites e derivados, vinhos e vinhos de autor, produtos artesanais (como compotas de frutos silvestres, doces conventuais, enchidos de autor, entre outros).

São associados da A.Logos, os municípios de Abrantes, Constância, Mação, Ferreira do Zêzere e Tomar.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X