Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Sardoal: Festa dos 72 anos dos bombeiros com recados e mensagens para o país (c/áudio e fotos)

21/10/2025 às 17:43

Foi um domingo de festa, de condecorações e de recados para dirigentes nacionais e políticos. Foi a comemoração dos 72 anos dos Bombeiros Municipais de Sardoal.

E é sempre um momento de presença de ex-bombeiros e familiares dos operacionais da corporação numa celebração que culmina com um almoço convívio e, sempre, com muita amizade entre que anda “nesta vida”.

A cerimónia começou com o comandante Nuno Morgado a fazer as honras da casa, com uma mão-cheia de agradecimentos, de alguns recados e também de projeção do futuro.

Numa semana em que houve um acidente grave no concelho, com encarcerados, e, apesar de ser outubro, com dois incêndios, um Sardoal e outro em Abrantes, que se transformaram em ocorrências esgotantes, celebrar a corporação é ter de agradecer aos operacionais de dela fazem parte.

“Quando somos chamados fazemos a diferença. É nestes momentos que nos devemos lembrar da importância que temos na vida das pessoas da nossa comunidade”, vincou Nuno Morgado, que disse não se querer alongar a falar do futuro, face a um novo ciclo que se avizinha, em termos autárquicos.

Mas, o comandante dos Municipais de Sardoal, destacou depois a presença da corporação em ocorrências no norte e centro do país, a que juntou ainda o Alentejo.

    

Nuno Morgado, comandante Bombeiros Sardoal

O primeiro recado teve uma introdução. Nuno Morgado, disse que “no Médio Tejo verifica-se o modelo de Proteção Civil a funcionar bem. Mas estive presente em operações noutras zonas e vi um país a duas velocidades. A nossa sub-região (Médio Tejo) tem uma forma diferente de atuar. Não considero correto que alguns que possam não estar a fazer o trabalho de forma correta ponham em causa o trabalho de outros que o fazem bem. Será um caminho virem ao Médio Tejo ver o que de bom é feito.”

     

Nuno Morgado, comandante Bombeiros Sardoal

Depois não teve problemas em criticar os que vieram a público apontar o dedo aqueles que estão no comando da Proteção Civil “queimando-os vivos como se fossem os únicos responsáveis do que aconteceu (incêndios). A culpa não é do homem vestido de azul. Mas não está tudo bem. Sou dos maiores críticos da ANEPC. Não compreendo porque não apoiam todos os corpos de bombeiros de forma igual. Porque somos descriminados? Este deverá ser um dos trabalhos da liga dos bombeiros portugueses.”

Nuno Morgado apresentou depois algumas preocupações em relação à sua corporação, com a necessidade de ocupar as vagas do quadro de pessoal e da necessidade de revisão dos seguros e da regulamentação da atividade dos bombeiros não profissionais.

“Nas infraestruturas vamos iniciar as obras na casa da Proteção Civil, mais de meio milhão de euros de investimento” explicou o comandante frisando que em 2026 haverá uma nova ambulância socorro, 80 mil euros suportados pelo município, e no próximo mês entrará ao serviço um novo veículo de operações, com módulo de combate a incêndios rurais, num investimento superior a 300 mil euros suportados por uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Disse Nuno Morgado que fica a faltar um veículo de comando novo.

     

Nuno Morgado, comandante Bombeiros Sardoal

Num final de ciclo, agradeceu ao ainda presidente, Miguel Borges, por tudo o que fez pelo corpo de bombeiros de Sardoal e pela “confiança que me deu, em 2014, para assumir o comando dos Bombeiros do Sardoal. Entendo que o novo executivo deverá trabalhar com as equipas que entender. Após a tomada de posse o meu lugar fica à disposição do novo executivo, mesmo que a comissão de Serviço só termine em março.”

     

Nuno Morgado, comandante Bombeiros de Sardoal

Entre as várias distinções com medalhas de serviço, a Liga dos Bombeiros de Portugal entregou crachás de ouro aos bombeiros: Herculano Soares Lopes, Luís Mano e João Simples Ribeiro.

O comandante Nélio Gomes, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, evocou o lema “Vida por Vida” com a mensagem que “os bombeiros são parte essencial do socorro salvamento e assistência das nossas comunidades. São heróis por conta própria, agarrados às suas missões. Devem merecer atenção e o respeito de todos.”

     

Nélio Gomes, Liga dos Bombeiros de Portugal

David Lobato, comandante sub-regional da ANEPC, começou por agradecer ao sustentáculo da corporação, os operacionais de Sardoal com uma nota particular para as famílias que, muitas vezes, sofrem mais do que eles próprios.

“Que a vossa missão comece e termine sempre com segurança” vincou David Lobato que depois disse ter sido um ano, no Médio Tejo, dos melhores, ou seja, 2025 é o segundo ano com valores menores em ocorrências e com menos área ardida nos últimos dez anos. Até ao dia 19 de outubro havia um registo de 222 ocorrências e 165 hectares de área ardida.

Mas também David Lobato deixou uma mensagem forte, para que não se avalie o ano pela área ardida, quando, por exemplo, 60 por cento dos incêndios na região são criminosos.

E acrescentou que “o que vem a ‘lume’ pelo ‘comentadeiros’ como a culpa sendo sempre da Proteção Civil na supressão (combate) deveria ser avaliado por todo o sistema e não apenas pelo combate.”

     

David Lobato, comandante sub-regional ANEPC Médio Tejo

David Lobato deixou ainda uma palavra de reconhecimento pelo trabalho do presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, a quem reconheceu o trabalho e a disponibilidade para estar ao lado dos bombeiros. “É um líder e um pilar da Proteção Civil. Olha para o futuro da Proteção Civil com uma clareza enorme e sem pés de barro.”

O autarca de Sardoal, Miguel Borges, esteve na sua última cerimónia pública como autarca. E tal como sempre, foi direto nas palavras, ao reconhecer

um enorme “respeito pelas associações humanitárias”, mas a defender o que considera ser o melhor modelo de bombeiros, sendo o misto, com o envolvimento das Câmaras Municipais. “Há muitas apostas em festas e às vezes não se aposta nos bombeiros.”

     

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal

“Tenho a honra de ser presidente do município que tem um dos melhores comandantes dos bombeiros do país”, disse, referindo-se a Nuno Morgado, para depois vincar as boas relações com o comandante sub-regional.

Depois mais um recado do Sardoal para Lisboa: “Ao longo de muitos anos os azuis e vermelhos (bombeiros) era a mesma coisa. Este ano vi coisas que não gostei de ver, em alturas em que não deveria ver. Senhores apaguem esse fogo, resolvam esse acidente. Bombeiros resolvam esta situação. Ponham juízo na cabeça de alguns políticos.”

     

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal

“Dos incêndios, vou levar para a vida, momentos fundamentais. Lembro-me de um incêndio, em S. Simão, em que havia fogo por todo o lado. E, com o comandante Nuno Morgado, passamos pelo meio do fogo. Não vos peço que sejam heróis, mas precisamos de homens e mulheres competentes”, concluiu o presidente da Câmara de Sardoal na sua última presença numa cerimónia pública.

     

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal

Depois, à Antena Livre, concedeu uma pequena entrevista em que revela que depois da posse do novo executivo apresentar-se-à na Escola, onde é professor, com um requerimento para gozo de 25 dias de férias, algo que nunca teve (mais do que cinco dias) nos últimos 12 anos.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal

Depois das cerimónias protocolares, o dia continuou em festa, num almoço convívio no Quartel dos Municipais de Sardoal onde, naturalmente, não faltou o bolo com as velas dos 72 anos de vida.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB