Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Ligação indevida de uma zona de cozinhas, é a causa da poluição de ribeira

6/11/2025 às 14:12

Em meados do mês de outubro, a Antena Livre deu a conhecer um caso de poluição numa linha de água junto à Praceta Columbano, nas traseiras da urbanização junto do Quartel dos Bombeiros de Abrantes (urbanização da Samarra), que apresentava, por esses dias, sinais de poluição ou de descargas ilegais.

A Antena Livre esteve no local e falou com um dos moradores, João Damásio, que nos revelou que a situação que não era nova e que, de tempos a tempos, repetia-se,, causando apreensão e preocupação junto dos moradores daquela zona da cidade.

O morador denunciou o caso aos Serviços Municipalizados de Abrantes referindo que a ribeira é “frequentemente local de despejos de águas residuais (esgoto), sem que alguém ou alguma entidade faça a devida identificação dos responsáveis, ou solucione o problema.” João Damásio deu ainda conta que, há vários anos que tentou a resolução desta situação, junto do presidente da junta de freguesia e da PSP, divisão do ambiente, “sem sucesso.”

A Antena Livre questionou os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) e a resposta chegou agora. Ricardo Aparício, diretor-delegado dos SMA, informou que “após várias deslocações ao local e de várias inspeções às infraestruturas de drenagem, em conjunto com a Abrantaqua, a empresa concessionária do saneamento no concelho de Abrantes, a causa da poluição foi detetada e corrigida”.

Assim, “de acordo com informações prestadas pela Abrantaqua”, é revelado que “foram efetuadas intervenções de limpeza da linha de água, aberturas de tampas de caixas de visita e colheitas de amostras em diversos pontos estratégicos, de modo a avaliar o nível de contaminação e identificar a origem do problema”.

Que “no decorrer das diligências, no dia 24 de outubro, a Abrantaqua detetou uma ligação indevida de um edifício, cuja rede de drenagem referente à zona das cozinhas encontrava-se, incorretamente, ligadas à rede pluvial, resultando no encaminhamento dessas águas residuais para a ribeira em questão”.

Mais anunciam que, “após notificarmos imediatamente o responsável do prédio em questão, a situação foi prontamente corrigida no primeiro dia útil subsequente, tendo a referida ligação sido regularizada e encaminhada para a rede de saneamento adequada” e que, “desde então, a Abrantaqua tem acompanhado de forma contínua o estado da linha de água, não se tendo verificado, até à presente data, novos indícios de contaminação”.

Contudo, a empresa diz manter, ainda assim, a “monitorização constante do local”.

Outro dos problemas apresentados por João Damásio, prendia-se com o facto de ser “comum e habitual a visualização de ratazanas nos espaços contíguos à mesma”. Por isso apelou também à intervenção dos SMA para fazer a “desratização do espaço.”

E no que diz respeito à desratização, a empresa subcontratada para a desratização, informou que “não é possível proceder à aplicação de produtos na linha de água, apenas sendo viável a colocação de produtos em caixas de visita, procedimento que já foi e continuará a ser efetuado”.

No que toca à limpeza e desmatação da linha de água, segundo o diretor-delegado dos SMA, “os trabalhos estão articulados com a Câmara Municipal para, logo que as condições atmosféricas permitam a intervenção, avançarem”.

Ricardo Aparício deu ainda conta à Antena Livre que “o senhor João Damásio acompanhou todo este processo e está ao corrente de toda a situação”.

Notícia relacionada: https://www.antenalivre.pt/sociedade/moradores-queixam-se-de-maus-cheiro-e-eventuais-descargas-de-aguas-residuais-em-ribeira-c-audio

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB