Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Autárquicas 2025: Movimento independente candidata psicólogo Carlos Pedro à Câmara de Mação

20/08/2025 às 11:21

O psicólogo Carlos Pedro, 59 anos, é o candidato do movimento independente “Todos Juntos por Mação” às próximas eleições autárquicas, elegendo a “sustentabilidade a nível económico e social” como prioridades para aquele concelho do distrito de Santarém.

“O nosso lema, basicamente, é ter a sustentabilidade do concelho a nível económico e social, que é a nossa base de tudo”, disse à Lusa o cabeça de lista da candidatura independente, tendo feito notar que o movimento “surgiu com uma base muito própria” e com um projeto para o desenvolvimento do concelho assente em seis pilares.

Carlos Pedro, que entende que “não poderá haver um crescimento social se não houver projetos económicos”, afirmou que Mação “tem estado a minguar durante os últimos anos” e “a ficar muito parada a nível económico”, tendo apontado como “prova” a “desertificação que existe”, uma vez que há “cada vez menos gente a residir” no concelho.

“Nós sabemos perfeitamente o que é que queremos para o concelho”, assegurou, tendo indicado que o projeto do movimento independente assenta em “seis pilares extremamente importantes” para a “alavancagem e crescimento” de Mação, que passam pela economia local, saúde, educação, segurança, sustentabilidade e turismo e cultura.

“O concelho necessita urgentemente de ter um projeto bem vincado a nível económico para que também possamos crescer socialmente”, defendeu Carlos Pedro, que apontou como objetivo “mudar o paradigma” do concelho e quebrar um ciclo de “50 anos de partido único” em Mação.

Carlos Pedro, natural de Mação, é psicólogo de profissão, foi presidente da Associação Desportiva de Mação (ADM) e concorre pela primeira vez à Câmara Municipal pelo recém-formado movimento “Todos Juntos por Mação”, que também se estreia em eleições autárquicas.

Além de Carlos Pedro, pelo movimento independente, foi já anunciado como candidato àquela Câmara Municipal o atual presidente da União de Freguesias de Mação, José Fernando Martins, pelo PS, que pretende vencer pela primeira vez as autárquicas neste município.

O professor José António Almeida vai ser o candidato do PSD, com o objetivo de manter o concelho “no bom caminho”, o único do distrito de Santarém governado desde sempre pelo PSD.

Maria do Rosário Nicolau, reformada, de 75 anos, vai candidatar-se pela Coligação Democrática Unitária (CDU, que junta PCP e Verdes) “para combater as injustiças e para fazer de Mação uma terra melhor e com um futuro melhor para todos”.

O Chega também vai concorrer com Mário Ribeiro como cabeça de lista, disse à Lusa fonte do partido.

A Câmara Municipal de Mação é liderada pelo PSD, que nas eleições de 2021 obteve 63,33% dos votos (quatro eleitos), tendo o PS eleito um vereador (20,08%).

Nas autárquicas de 2021 estavam inscritos no concelho 5.866 eleitores.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2025
Jornal de Abrantes - agosto 2025
PUB