O Presidente da Direção da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria, Rui Serrano, reuniu no dia 21 de janeiro com o presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Pedro Rosa, num encontro dedicado à reflexão sobre o desenvolvimento da região e ao reforço da cooperação entre o município e a associação empresarial.
A reunião contou igualmente com a presença da presidente do Núcleo NERSANT de Abrantes, Natália Margarido, reforçando a importância da articulação territorial e da proximidade ao tecido empresarial local na definição de estratégias de desenvolvimento.
O encontro permitiu abordar temas centrais para o futuro da região, nomeadamente a valorização do território, o apoio às empresas, a inovação, a sustentabilidade e a criação de dinâmicas colaborativas entre entidades públicas, empresariais e institucionais da região do Médio Tejo.
Neste contexto, a NERSANT apresentou uma proposta, ainda em fase de desenvolvimento, para a realização do 1.º Fórum Smart Village a nível nacional, uma iniciativa que pretende afirmar o Sardoal como um espaço de reflexão, partilha de conhecimento e construção de soluções inovadoras para territórios de baixa densidade, com enfoque na sustentabilidade, na inovação e na coesão territorial.
O fórum deverá contar com a participação de entidades regionais e nacionais de referência, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), a ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, o Tagus R.I. – Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia e a Médio Tejo 21 – Agência Regional de Desenvolvimento, promovendo uma abordagem colaborativa e multidisciplinar.
A proposta assenta numa “visão integrada de desenvolvimento territorial, centrada na inovação, na sustentabilidade, na cooperação institucional e na valorização dos territórios de baixa densidade”, envolvendo empresas, instituições, agentes culturais e a comunidade local.
A NERSANT e o Município do Sardoal sublinharam a importância de iniciativas que contribuam para um desenvolvimento mais inteligente, sustentável e inclusivo, manifestando a vontade de continuar a trabalhar em conjunto no aprofundamento desta proposta e na concretização de projetos estruturantes para o território.