No último sábado, 30 de agosto, os membros do Rotaract e o Interact Club de Abrantes estiveram no Intermarché de Abrantes a realizar uma recolha de bens para os Bombeiros Voluntários de Abrantes.
Tratou-se de uma ação dos dois clubes na sequência dos terríveis incêndios que no mês de agosto assolaram o norte e centro do país, mas que tiveram as corporações de bombeiros de outras zonas do país, como as do Médio Tejo, empenhadas nesses teatros de operações.
Os jovens dos dois clubes jovens do Rotary Clube de Abrantes entregaram esta quita-feira, 4 de setembro, os bens recolhidos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes. Tratou-se de um “pacote” com água, principalmente, mas também sumos, leite e barras energéticas.
Miguel Batista, presidente do Rotaract Club de Abrantes explicou à Antena Livre como decorreu a campanha. E acrescentou que o que foi pedido, principalmente, foram bens com validades longas para permitir uma melhor gestão por parte da corporação.
O jovem líder do Rotaract disse que, modo geral, a população já conhece ambos os clubes, incluído o Rotary Club de Abrantes, o que tornou mais fácil esta campanha.
Miguel Batista, presidente do Rotaract Clube de Abrantes
Presidentes do Rotaract e do Interact com o comandante dos Bombeiros de Abrantes
António Manuel de Jesus, comandante dos Bombeiros de Abrantes, agradeceu os bens entregues que fazem sempre falta. De acordo com o comandante estas ofertas são armazenadas e entregues aos operacionais, quando seguem para os teatros de operações, seja no concelho ou para outras zonas do país.
E isso aconteceu com diversas equipas dos bombeiros de Abrantes, e do Médio Tejo, que integraram grupos de reforço e apoio aos incêndios no norte e centro de Portugal.
António Manuel de Jesus disse que para além desta oferta do Rotaract e Interact, que tem mais peso porque é sinal que os jovens estão perto destas causas e não são ausentes, muitas associações e empresas, incluindo particulares, fizeram entrega de bens aos bombeiros.
Águas, principalmente garrafas pequenas para combater o desperdício [as garrafas de 1,5 litros podem aquecer muito nas viaturas], e barritas energéticas. A ideia que existe que o leite pode ser fundamental por causa da inalação de fumos não é muito viável para o transporte nas viaturas operacionais.
António Manuel Jesus, comandante Bombeiros de Abrantes
A campanha do Rotaract e Interact aconteceu no fim de semana e esta quinta-fira foi feita a entrega aos bombeiros.
Quem quiser pode fazer donativos, mesmo a título individual, mas convém perceber quais as necessidades. Águas e barras de cereais são os bens mais necessários para os teatros de operações.
Galeria de Imagens