Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

SOS Animal: Abrantes tem proteção animal reforçada com viatura de recolha e sala de cirurgias (com áudio e fotos)

30/10/2025 às 20:59

O Centro de Recolha Oficial (CRO) intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal, que é como quem diz o Canil/Gatil passou a ter duas novas respostas. Uma viatura para recolha de animais abandoados ou feridos e uma sala para cirurgias ou esterelizações. É um reforço grande na proteção animal nestes concelhos, com maior incidência em Abrantes, onde a viatura vai atuar preferencialmente, embora possa dar apoio aos outros dois concelhos.

Este reforço de serviços, junta-se a outras melhorias que têm vindo a ser desenvolvidas nas instalações, que tiveram um aumento de boxes para receber mais animais, uma nova cobertura para dar mais qualidade e resguardar os animais resgatados. Paralelamente foram criados espaços para receber gatos e, já com dois anos, foi criado uma zona exterior de recreio, onde os cães, em grupos pequenos, são levados para passear e brincar, numa espécie de parque para que não fiquem o tempo todo fechado e possam “socializar”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Katya Freire, enfermeira-chefe no CRO, explicou que uma das grandes melhorias foi nas boxes exteriores, na criação de melhores condições de habitabilidade dos cães.

Quanto a esta viatura, está bem identificada. Tem boxes para recolha de animais abandonados, mas também pode servir para recolher animais feridos ou até mortos. Vem, por outro lado, dar melhores condições aos técnicos que trabalham no canil.

O canil é intermunicipal, portanto tem todas as despesas divididas de forma proporcional pelos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, cabendo por isso a Abrantes a maior fatia de despesa. Esta viatura foi aportada ao CRO pelo município de Abrantes.

Estes são processos, por vezes, demorados, muito demorados. A decisão de alocar uma ambulância de transporte de doentes em fim de vida ao CRO foi de meados de abril de 2023. Na altura, o executivo municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, a restituição de uma ambulância de socorro, que havia sido cedida à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) em 2013, no âmbito de um protocolo celebrado na altura entre as duas entidades. Na mesma deliberação consta a nova função desta viatura: “...para que seja transformada para o socorro e transporte de animais doentes ou maltratados.”

Depois da decisão seguiu-se, como explicou esta quinta-feira, 20 de outubro de 2025, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, uma avaliação mecânica sobre o estado da viatura. Avançou depois para uma alteração do interior, por forma a ser adequada às novas funções. Mas, para além, a reestruturação haveria ainda um processo mais moroso e complexo com as devidas regulamentações e inspeções junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. Processo longo e dispendioso, financeiramente.

O certo é que a viatura pode, finalmente, constituir um reforço, e de peso, no trabalho do CRO.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

 

Outras das melhorias, resultado de uma candidatura a financiamento junto da Direção-Geral de Veterinária, foi a criação de uma sala de cirurgia para animais. Agora, a veterinária municipal, Inês Grilo, pode fazer as esterelizações de animais ou o tratamento de animais feridos. Há nota de que o CRO pode fazer entre 6 a 8 cirurgias de esterilização por cada manhã, o que está a acontecer com os gatos das muitas colónias existentes no concelho de Abrantes. Os gatos são recolhidos e depois das intervenções são devolvidos aos seus habitats.

Manuel Jorge Valamatos disse ainda que o canil tem uma arca de dimensões consideráveis para poder guardar cadáveres de animais que são recolhidos já mortos para depois poderem seguir para uma empresa que faz a incineração.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Para o futuro, o autarca de Abrantes, referiu que está a ser preparada uma outra candidatura para colocação de bebedouros automáticos nas boxes dos animais e teve um pedido de alargamento do gatil, com um espaço de terra e erva para que os gatos possam ter zonas livre e naturais, com terra e plantas. 

Manuel Jorge Valamatos frisou que “cada vez mais as responsabilidades estão a ser transferidos para municípios e também temos de nos adaptar. Hoje, um cão abandonado, faz tocar as campainhas para a resposta dos municípios.”

Por outro lado, disse que há intenção de fazer avançar uma campanha forte de promoção da adoção. “Não temos cães perigosos. Era importante a adoção”, concluiu.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Neste momento, a 30 de outubro de 2025, o canil tem 110 cães e 20 a 30 gatos. Mas é um serviço sempre muito dinâmico, porque pode haver um grande número de adoções, mas igualmente grande número de entrada de novos animais. 

No que diz respeito aos gatos o Município tem investido, através de candidaturas de apoios financeiros, para a aquisição de casinhas de madeira para os gatos. A ainda vereadora com este pelouro, Celeste Simão, deu o exemplo de uma destas casinhas instalada na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, na Herdade da Murteira em Mouriscas, foi logo adotada pelos animais. A escola recebeu a estrutura e serão os alunos a tomar conta deles.

Há, por esta altura, cerca de 80 colónias de gatos registadas no concelho e outras 60 em lista de espera. Cada colónia tem 6 a 8 ou 9 gatos. E o que o Município está a fazer para estancar um crescimento desproporcional destas colónias é a esterilização dos animais.

Adotar um canídeo ou felídeo é fácil e grátis

Quando entramos no Canil/Gatil de Abrantes o ladrar dos cães torna-se quase ensurdecedor. Muitos ladram, mostram os dentes, mas grande parte, quando chegamos mais perto estão à espera de uma festa ou de uma mão para lamber. Há outros mais espigadotes, sendo preciso ter cuidado. E depois há aqueles mais desconfiados e olham ao longe. Há os despreocupados, que estão deitados e nem se levantam com a chegada dos humanos. E depois há outros, que de tão maltratados que foram, só não fogem dali ou não se escondem num buraco porque não podem. E depois há ainda outros que parecem mostrar uma tristeza imensa por estarem ali fechados. E há para todos os gostos. Castanhos, brancos, pretos, malhados. Pequenos e grandes. Mais novos e mais velhos. Mais agitados ou mais calmos.

Para adotar um animal é simples e Katya Freire explica o processo. Já Luísa Espadinha conclui a referir que todos os animais que saem são chipados, desparasitados e vacinados sem custos para o tutor. O processo pode demorar 24 a 48 horas ou, nalguns casos, pode ser tudo tratado no mesmo dia.

Katya Freire e Luísa Espadinha 

O CRO de Abrantes fica situado no Parque Industrial de Abrantes. Está aberto de 2.ª a 6.ª das 08:00 às 19:00 e aos sábados e domingos das 08:00 às 14:00 horas. Quem quiser adotar um cão ou gato deverá contactar o CRO (966 822 244) a fim de agendar uma visita. Diz Katya Freire que é melhor agendar hora, para agilizar a visita após todos os trabalhos de higienização e alimentação dos animais.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB