Antena Livre
Deseja receber notificações?

Médio Tejo: Utentes que necessitem carregar equipamentos de ventilação, podem dirigir-se a qualquer um dos Hospitais da ULS (C/ Áudio)

29/01/2026 às 13:07

À margem da cerimónia oficial de início do Internato Médico em Medicina de Urgência e Emergência, que teve lugar esta manhã no Hospital de Torres Novas, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) deixou um apelo à população, principalmente aos utentes que utilizam mecanismos de ventilação com oxigénio. Casimiro Ramos pediu a quem esteja “com alguma dificuldade, junto das empresas de quem têm o equipamento, que se dirijam a qualquer um dos nossos hospitais e que informem logo na receção de que são utilizadores desse tipo de equipamento e que necessitam de recarregar. Serão rapidamente atendidos”.

A intempérie também causou danos nas unidades de saúde do Médio Tejo, nomeadamente “no Hospital de Tomar, com coisas que neste momento, perante o cenário global, são ligeiras. Um estore que caiu, um vidro que partiu… a porta na Extensão de Saúde de Alviobeira que partiu o vidro, o telhado numa outra Extensão… com o que foi feito ontem, são situações que estarão já regularizadas ou em vias de estarem. Também tivemos profissionais que ontem tiveram dificuldades de chegar ao serviço e os serviços foram reforçados mas nunca interrompemos a prestação de cuidados”.

Casimiro Ramos garantiu que “está tudo a trabalhar a 100%”, apesar de alguns constrangimentos de acesso ao sistema em algumas Unidades de Cuidados Primários, caso de Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e algumas extensões do concelho de Tomar. No entanto, “os centros de saúde vão fazendo o atendimento de doentes com sintoma de doença. As situações programadas estão a ser adiadas porque esta situação exige um registo manual que depois tem que ser transcrito para o sistema”.

O presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo pede assim à população “que tenha um pouco de compreensão pois, na verdade, estamos a viver uma situação de catástrofe”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
Jornal de Abrantes - janeiro 2026