Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Curso de Liderança do Rotary Clube terminou com exercício de Proteção Civil (c/áudio e fotos)

10/09/2025 às 14:55
Fotos: Rotary Clube de Abrantes

Terminou mais um curso de Liderança promovido pelo Rotary Clube de Abrantes em colaboração com o Regimento de Apoio Militar de Emergência de Abrantes (RAME). Durante uma semana 30 jovens, com idades entre os 16 e 17 anos, viveram dentro da unidade militar, com as regras militares, no dia a dia. Uma semana com atividade física, mas muita formação teórica, quer dada por militares, quer por civis. É sempre uma semana para os jovens ganharem competências em diversas áreas e que vão servir para o seu futuro.

O último dia, segunda-feira (8 de setembro) teve um exercício de proteção civil em que foi criado um cenário de um incêndio rural, próximo da vila de S. Lourenço, com necessidade de empenhar bombeiros, no combate ao fogo e transporte de feridos para hospital de campanha, a evacuação de uma aldeia com colaboração da Cruz Vermelha, a que se juntou ainda a Proteção Civil e a Antena Livre.

E os 30 jovens foram distribuídos pelos vários pontos de ação do exercício. Comandante de operações, comandantes de divisões, representantes da junta de freguesia, do gabinete florestal, bombeiros, socorristas, socorrista da Cruz Vermelha, relações-públicas e jornalistas. Juntaram-se ainda vários figurantes que ajudaram à montagem de um cenário em que os jovens puderam percecionar as dificuldades e o trabalho sob pressão de cada uma destas entidades.

No final balanço positivo para o exercício e com os jovens a poderem levar na sua bagagem pessoal conhecimento para a vida e perceberem que é muito diferente de assistir a um incêndio numa qualquer televisão. E quando se tem de decidir ainda é pior.

Gabriel Gonçalves, 16 anos, e Francisca Mendes, 17 anos, foram dois dos jovens que participaram no curso e que contaram à Antena Livre a experiência desta semana

 

Gabriel Gonçalves e Francisca Mendes, formandos

 

Hália Costa Santos é a presidente do Rotary Clube de Abrantes e foi ela, por isso, a encerrar o 15.º Curso de Liderança. Ainda antes dos agradecimentos e de falar sobre o curso a presidente dos rotários referiu três projetos que têm uma marca forte no clube: o Curso de Liderança, o projeto “Mãozinhas que salvam vidas” e também a gestão a atribuição das bolsas de estudo a alunos do ensino superior.

Curso mobiliza muitos jovens e este ano foram 30, oriundos dos concelhos de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal. E nestes 15 cursos, já passaram pelo regimento 422 jovens, 175 raparigas e 247 rapazes. De referir que este ano, o Curso de Liderança teve o patrocínio dos Municípios de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal e, como sempre, da Fundação Rotária.

Hália Santos deixou um agradecimento especial à unidade militar que os acolhe nesta ação e entregou ao comandante o diploma que representa a distinção roatária Paul Harris. Trata-se de uma distinção muito importante para o mundo rotário, porque é atribuída às pessoas que dão importantes contributos para o desenvolvimento social.

À Antena Livre a presidente do Rotary Clube de Abrantes disse que o acompanhamento foi “absolutamente incrível” porque permite ver o crescimento que têm numa semana. Este curso tem ferramentas que permitem os jovens ganharem mais competências, mas há um conjunto de outras competências importantes como gestão do stress ou liderança que se juntam a outras formações mais teóricas.

Há um outro patamar, o emocional, que altera a vida dos jovens. Estão uma semana fora de casa dos pais e estão igualmente sem telemóvel. E é bom que os pais “nos entreguem os jovens, porque confiam em nós.”

“Tive um formando que me disse que um dos dias do curso tinha sido o dia mais longo da vida dele”, referindo-se a um dos dias “mais físicos” do curso. Serão momentos que vão ficar para a vida.

Em Rotary o diretor do curso é sempre o presidente cessante, ou seja, Hália Costa Santos é a presidente do clube e está a entrar dentro do curso que teve como diretor Isidro Bernardino, presidente cessante do clube. É esta a forma de funcionamento do Rotary.

 

Hália Costa Santos, presidente Rotary Clube Abrantes

Coube A Leonor Lourenço e ao Diogo Batista fazerem o agradecimento, do lado de quem esteve uma semana a experimentar esta vivência

 

Leonor Lourenco e Diogo Batista, formandos

Este curso, afirmou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, é a expressão máxima daquilo que está a acontecer. O RAME tem um propósito muito virado para o futuro e desempenha um papel relevante para os cidadãos, com a proteção dos cidadãos.

O autarca indicou ainda que o regimento esteve muito presente nos incêndios, de forma muito discreta. E depois vincou que estes 30 jovens “perceberam, ao longo da semana, como é o trabalho dentro de portas e tiveram, com certeza, oportunidade de visitar o centro de comando do apoio militar de emergência.

Valamatos reforçou esta ligação entre o RAME e a sociedade pela sua proximidade e acima de tudo, pela forma como se abre ao mundo em situações como esta, do curso de liderança. “Era eu vereador quando se começou a falar destes cursos na autarquia”, recordou o agora presidente da Câmara de Abrantes.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O comandante do RAME, Coronel Tiago Lopes, foi o último a usar a palavra na cerimónia que teve o enquadramento militar, mesmo com uma plateia de civis, entre os 30 formandos e os familiares. E, num tom meio informal, Tiago Lopes chamou os formandos para a primeira fila para os poder olhar nos olhos, e transmitir uma mensagem final.

O comandante do Regimento disse que o RAME se sente honrado pelo curso que ali é feito. O curso e uma “resposta eficaz em formar líderes íntegros e conscientes.” E, antes de os cumprimentar individualmente, deixou a mensagem simples, mas com a força de quem ultrapassou os seus limites: “Mantenham acesa a chama do conhecimento e da integridade.”

 

Coronel Tiago Lopes, comandante RAME

Este ano fechou o 15.º curso de Liderança, uma iniciativa do Rotary Clube de Abrantes que, já se sabe, terá Hália Costa Santos, atual presidente do clube profissional como diretora do 16.º curso. Está agendado para o início de setembro de 2026 e vai começar a ser preparado assim que feche a avaliação do que terminou esta segunda-feira. Há uma certeza, será no RAME e continuará a ter a componente militar e civil. O objetivo é tornar os jovens que o frequentam mais fortes e com mais capacitações para a vida futura.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2025
Jornal de Abrantes - setembro 2025
PUB