O Maior evento relacionado com smart cities decorre de 21 a 23 de Maio, na Feira Internacional de Lisboa. O Município de Abrantes marca presença, através da Câmara Municipal de Abrantes, no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes.
Com mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes, o Portugal Smart Cities Summit representa a perspectiva de um futuro cada vez mais dinâmico para as cidades portuguesas, que têm vindo a apostar em soluções e projectos smart, onde a tecnologia e a inovação são predominantes.
“Estamos a criar um ecossistema inteligente” será o mote do stand de Abrantes que dará a conhecer as sinergias existentes no município, nomeadamente entre a Câmara Municipal de Abrantes, o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Instituto Politécnico de Tomar (ESTA-ipt).
Abrantes afirma-se assim como um município que aposta nos seus talentos e na capacidade de inovação já instalada, mas que oferece também condições de excelência para a fixação de novas empresas, nomeadamente de base tecnológica.
Smart Cities é algo que está patente no programa de desenvolvimento para o Município, como confirmado pela Câmara Municipal, que irá apresentar no evento, enquadrados por quatro eixos principais – Smart Economy, Smart Living, Smart Governance e Smart Environment – projetos desenvolvidos e em implementação nas mais diversas áreas – Investigação e desenvolvimento (I&D), Internet das Coisas (IdC) e Inteligência Artificial (IA):
. Ecossistema Aplicacional da Câmara Municipal De Abrantes com a elaboração de uma Intranet, Gestão de Processos, Abrantes 360, Ferramentas de Gestão e Monitorização de Consumos Energéticos, de Rega e de Frota e Centro de Monitorização.
. APP Sou Cidadão, uma aplicação móvel que permite a comunicação bidirecional entre o cidadão e o município.
. APP Descubra Abrantes, uma aplicação de natureza turística que ajuda os visitantes a descobrir o que de melhor Abrantes tem para oferecer.
. Detecção e Seguimento de Pessoas, um sistema de visão computacional para detecção e seguimento de pessoas desenvolvido pela ESTA-ipt.
. ROV- Remote Operated Vehicle, um sistema de locomoção em ambiente aquático e terrestre, desenvolvido no âmbito do projeto AQUATROPOLIS - uma framework tecnológica disruptiva que permite a gestão, controlo e operação inteligente, optimizada e automatizada das produções aquícolas multitróficas integradas em regime semi-intensivo. Este projecto foi desenvolvido por um consórcio de parceiros, nomeadamente, COMPTA, TAGUSVALLEY, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, ALGAPLUS E DOMÓTICA, tendo sido financiado no âmbito do COMPETE 2020.
. ELIP - Bicicleta de Rodas Elípticas, um projecto de I&D individual promovido pela empresa Autoforese, Lda, onde o LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, sedeado no TAGUSVALLEY, foi o parceiro de I&D. O projecto consistiu no desenvolvimento, prototipagem e teste do mecanismo de compensação do movimento excêntrico da roda elíptica, originando a patente EN 14764. O Projeto foi co-financiado pelo INALENTEJO, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN 2007-2013. Estas bicicletas estarão no evento e poderão ser experimentadas.
. CUSCARIAS: Sharing Emotions, Inspiring your place, uma plataforma digital para partilha de informação e experiências relacionadas com vivências em espaços, lugares e monumentos. Plataforma desenvolvida no âmbito de projecto curricular por alunos da ESTA-ipt e que, entretanto, se encontra já a caminho do mercado.
. Protótipo de Nave Espacial em Realidade Virtual que possibilita a imersão do jogador no interior de uma nave espacial, modelada em 3D, usando o Samsung Gear VR como HMD (Head Mount Device), num ambiente de realidade virtual. Projeto desenvolvido pela ESTA-ipt e pela TECHFRAME (Gaming & Entertainment), uma empresa instalada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.
. Tour | Pyx, uma aplicação móvel que permite, através do uso da Realidade Aumentada, a dinamização turística de um local através de roteiros interativos na base de gaming real. Plataforma desenvolvida por alunos da ESTA-ipt, que criaram a startup Immersive Pyx, incubada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.
. Rescue |Pyx, um interface que utiliza a Realidade Aumentada para o desencarceramento automóvel de forma a perceber os pontos de perigo e as indicações técnicas de cada veículo, como também recolherá em simultâneo, com recurso a fotogrametria, o cenário para posterior construção tridimensional aplicável em formações e sinistros. Plataforma desenvolvida por alunos da ESTA-ipt, que criaram a startup Immersive Pyx, incubada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.
O Futuro Passa Aqui é o mote deste evento, o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objectivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.
Conferências do evento
São 11 Conferências divididas por três dias, um dos elementos diferenciadores do evento, com oradores de renome a nível nacional e internacional.
No dia 21, o Portugal Smart Cities abre com a Cimeira dos Autarcas, o culminar do Smart Cities Road Show, organizado pela ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses. O Financiamento Europeu também será abordado, seguido da sessão “Connecting People With Cities”, com a presença do Comissário Europeu, Carlos Moedas.
No dia 22, transformação digital, energia e mobilidade estão em destaque. A Conferência “Energy Live” conta com oradores da EDP Distribuição, da GALP, da empresa portuguesa de iluminação Schneider Electric, da Siemens e de Bertrand Van Ee, da empresa holandesa AWECT.
Em simultâneo realiza-se a Conferência “Digital Transformation collab with x IBM | Warpcom | Cisco | Schneider Electric”, que conta com a presença de Bernd Heinrichs, Executive Vice President da Bosch, para além de representantes das empresas que dão nome à conferência. O segundo dia de evento termina com a Conferência “Smart Mobility Powered by GALP Energia”, dedicada inteiramente às soluções de mobilidade nas cidades.
O Portugal Smart Cities Summit termina no dia 23 com a Conferência “Smart Cities Powered by NOS”, que apresenta uma série de medidas já implementadas e outras embrionárias que se destinam a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, “Top Women in Tech”, com a presença de mulheres que se destacaram no sector tecnológico, das quais duas são internacionais: Inês Nasri da WebPower e Sarah Hanachi da Tunisia Digitalis.
A última Conferência “Água e as Cidades do Futuro”, coloca exemplos de cidades portuguesas e a sua utilização da água com, por exemplo, o caso de reutilização de água em Israel.
O Portugal Smart Cities Summit decorre de 21 a 23 de Maio na FIL, das 9h00 às 19h00.
Dividido em exposição e Conferências, o preço para visitar apenas a exposição é de 8€. Para visitar exposição e assistir a todas as Conferências, o valor é de 50€, com acesso ilimitado ao recinto nos três dias do evento.
Toda a programação do evento, em constante atualização, pode ser consultado em www.portugalsmartcities.fil.pt/programa-2019/.