Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Autárquicas 2025: PS de Abrantes apresentou cabeças de lista aos órgãos autárquicos (C/ Áudio)

25/07/2025 às 17:07

Mais de 500 pessoas encheram a sala da Quinta das Oliveiras, em Alferrarede, para assistir à apresentação dos cabeças de lista do Partido Socialista de Abrantes que irão concorrer às eleições autárquicas de dia 12 de outubro.

A primeira intervenção da noite coube ao presidente da Comissão Política Concelhia, João Gomes, que falou para os candidatos que iniciam a caminhada e para os que estiveram ao serviço nos últimos anos. “O vosso empenho, a vossa coragem e a vossa entrega às freguesias e às populações são a alma desta candidatura”, afirmou. Do lema da campanha - “Mais Abrantes” - disse que “não é apenas uma frase de campanha, é a expressão da nossa vontade de continuar a fazer, de continuar a servir”.

Do candidato à Câmara, Manuel Jorge Valamatos, João Gomes descreveu-o como “um presidente que, nos últimos anos, soube enfrentar desafios exigentes com coragem e com equilíbrio. Um presidente que tem visão, que sabe ouvir e que nunca se esconde”. Por essas razões, declarou, o presidente da concelhia, “é com ele que queremos continuar este projeto coletivo. E é ao lado dele que vamos construir este novo ciclo, com confiança renovada”.

João Gomes lembrou aos presentes “que nenhuma vitória está garantida” e pediu o apoio “de cada um de vós. De cada militante, de cada candidato, de cada voz que acredita que podemos continuar a fazer a diferença. Vamos à luta com determinação, com humildade e com verdade.

“Temos que ser verdadeiros e honestos com as pessoas”, concluiu.

 

Já Hugo Costa, presidente da Distrital socialista de Santarém, começou por destacar o número de pessoas presente no jantar de apresentação dos candidatos do PS, “num dia de semana”, sendo “uma das maiores mobilizações que eu já vi nestas eleições autárquicas na região”.

O também deputado, afirmou que o PS “tem sido sinónimo do desenvolvimento e sinónimo também de progresso no concelho de Abrantes ao longo de muitos anos”. E considerou que “se o concelho de Abrantes hoje tem uma qualidade de vida exemplar na região, se hoje tem respostas sociais e desportivas, deve-o ao Partido Socialista”.

De Manuel Jorge Valamatos, Hugo Costa disse que “é, claramente, um dos melhores autarcas a nível nacional. É um exemplo”. Pediu depois uma “grande maioria que permita governar” mas alertou que “isso só pode ser possível com empenho, com o porta a porta, falando com todos os cidadãos do concelho”.

 

Para as freguesias, o PS apresenta 10 caras novas, devido à lei da limitação de mandatos e três recandidaturas. Subiram ao palco os 13 candidatos e são eles:

União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede - João Marques

UF de Aldeia do Mato e Souto - José Claro

UF Alvega e Concavada - Carla Peixe

JF Bemposta - Luís Dias

JF Carvalhal - Maria Elizabete Jorge

JF Fontes - Natália Teodoro Pedro

JF Martinchel - Cremilde Mendes

JF Mouriscas - Paula Lopes

JF Pego - Rui Gonçalves

JF Rio de Moinhos - Célia Lopes

UF S. Facundo e Vale das Mós - Amílcar Alves

UF S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo - Luís Valamatos

JF Tramagal - Sérgio Lopes

Em representação dos candidatos às Juntas do concelho, falou João Marques, cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Abrantes e Alferrarede. Falou da missão “de fazer com que todos sintam que fazem parte de uma grande família” e “onde ninguém fica para trás” pois, como afirmou, ” para mim e para a minha equipa, cada aldeia, cada bairro, cada recanto da nossa freguesia importa profundamente. Nenhum lugar fica esquecido e todos têm um papel fundamental na nossa comunidade”.

João Marques prometeu ainda “trabalhar para melhorar os acessos, os serviços públicos, a cultura e o bem-estar de todos, porque cada aldeia, cada bairro, cada pessoa é essencial para o futuro das nossas freguesias”.

Também a Assembleia Municipal conta com uma estreia na candidatura. É cabeça de lista o advogado Arlindo Chambel.

Assumindo que não tem experiência em cargos políticos, falou da aceitação da candidatura como “razões do coração, que não só da razão”, pois disse acreditar que “a emoção e o sentimento têm que fazer parte da política”. Quanto aos restantes elementos que irão compor a lista à Assembleia, e que ainda não foi divulgada, Arlindo Chambel adiantou que “é composta por homens e mulheres com muita vontade de participar, de representar os munícipes do concelho de Abrantes, de salvaguardar os interesses do Município, de cumprir a Constituição e as leis da República, em suma, com trabalho”.

Arlindo Chambel pretende “fazer da Assembleia Municipal um órgão - como tem sido - plural, aberto, de diálogo, procura de consensos, sendo a voz dos que em nós depositam confiança”.

 

Manuel Jorge Valamatos, atual presidente da Câmara Municipal de Abrantes, avança para a candidatura a um segundo mandato. Começou por dizer ao que vinha e perante a sala cheia, declarou ser “com emoção, mas também com um enorme sentido de responsabilidade, que vos digo: sou candidato à presidência da Câmara Municipal de Abrantes”. Disse apresentar-se “nestas eleições com o orgulho de quem nunca virou a cara ao trabalho e com a energia renovada de quem acredita, todos os dias, no futuro de Abrantes”.

Falou do projeto a 12 anos, iniciado em 2021, e afirmou que “nestes quatro anos, não desperdiçámos um dia. Não perdemos tempo com desculpas. Fizemos o que dissemos que íamos fazer. E, sempre que possível, fizemos ainda mais. Cumprimos. Cumprimos com seriedade. Com sentido de missão e com resultados concretos reconhecidos por todos”.

Manuel Jorge Valamatos enumerou depois vários setores onde mostrou obra feita, a que está em andamento e a que pretende para o futuro. Começou pela educação, passando pela cultura, centro histórico, saúde, habitação, associativismo, juntas de freguesia, central do Pego, e, nas finanças, referiu-se a “contas certas”.

 

No final, o candidato socialista à Câmara de Abrantes, afirmou que “Abrantes mudou” e que “mudou com trabalho, mudou com visão, mudou com coragem”. Declarou que “hoje temos um concelho mais forte, mais coeso e mais reconhecido. Um concelho com escolas de excelência, com museus que são referência, com obras estruturantes em curso, com soluções de habitação acessível, com uma cultura cada vez mais viva, com saúde mais próxima, com contas certas e com uma visão clara para o futuro”.

Contudo, lembrou que “ o nosso caminho não termina aqui. É precisamente hoje que começa o segundo capítulo do nosso projeto político. Um projeto que passaremos a designar de «Mais Abrantes» nos próximos 4 anos”. E, segundo Manuel Jorge Valamatos, «Mais Abrantes» significa “mais oportunidades para os nossos jovens, mais justiça social, mais desenvolvimento sustentável para o território, mais autonomia para as nossas freguesias, mais afirmação regional e nacional, mais qualidade de vida para todos e mais orgulho naquilo que somos”.

“É por isso que me recandidato”, assegurou, declarando que “com toda a honestidade, sou candidato por sentido de missão. E porque acredito profundamente que este projeto é de muito longe o mais preparado, o mais competente, o mais sério, o mais próximo das pessoas”.

No final, disse “continuar a defender os interesses de Abrantes e dos abrantinos, sempre com diálogo, mas sempre com determinação. Sem amadorismos ou experimentalismos. Sem populismos baratos ou demagogia”.

Estão assim apresentados oficialmente os cabeças de lista pelo Partido Socialista aos órgãos autárquicos do concelho. Ficaram ainda por conhecer as equipas que acompanharão os candidatos.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB