Antena Livre
Deseja receber notificações?
IPT
PUB

Pinhal Interior: Raízes Folk Fest traz folclore do mundo ao centro de Portugal

31/07/2025 às 12:47

A terceira edição do Raízes Folk Fest volta a trazer folclore do mundo ao Centro de Portugal. Este ano o festival acontece de 10 a 16 de agosto, e volta a trazer música, cor e tradição a cada um dos municípios parceiros deste festival: Sertã, Castanheira de Pêra, Mação, Oleiros, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

A apresentação pública deste festival aconteceu na passada sexta-feira, dia 25 de julho, no Auditório José Matias Correia, na sede da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e contou com as intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias, Nuno Leitão, presidente do Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim (organizador do evento), António Lopes, presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande e Rosa Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei. Os discursos foram unânimes em referir a importância deste festival em vários sentidos: primeiro, pela própria organização conjunta de sete municípios, sete territórios tão próximos entre si geograficamente e distribuídos por três distritos diferentes (Castelo Branco, Leiria e Santarém). Depois, pela celebração dos povos e das suas tradições, que têm no folclore uma das expressões máximas da sua identidade e cultura. Por fim, pelo intercâmbio cultural internacional que este festival proporciona, numa ótica de união e paz entre povos, tão necessária e importante nos dias que vivemos.

Nesta terceira edição do Raízes Folk Fest, este intercâmbio internacional contempla quatro continentes diferentes: da Europa, para além da representação portuguesa feita por um grupo de cada município integrante, participarão grupos da Eslováquia, Geórgia e Turquia. O continente asiático será representado pela Índia e o continente americano pela Venezuela. Já do continente africano, a representação será feita pela Serra Leoa. De referir que a programação contava também com a participação argelina, mas, por motivos alheios à organização, não poderá estar presente.

Os espetáculos de folclore decorrerão de 10 a 16 de agosto, sempre às 21 horas, com uma gala em cada um dos municípios integrantes. Assim, dia 10 de agosto (domingo), o Raízes Folk Fest estreia-se na localidade de Chaveira (concelho de Mação) com as atuações de Geórgia, Turquia e Eslováquia. Na segunda-feira, dia 11, o Festival de Folclore do Mundo passa por Pedrógão Grande, com espetáculos da Eslováquia, Índia, Venezuela, Turquia e Serra Leoa. Já no dia 12, a Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, recebe as atuações da Índia, Serra Leoa, Venezuela e Geórgia.

Dia 13, quarta-feira, é a vez de Oleiros acolher o Raízes Folk Fest, com prestações da Geórgia, Serra Leoa, Índia e Eslováquia. A 14 de agosto, o Festival de Folclore do Mundo faz-se em Vila de Rei, com espetáculos da Geórgia, Serra Leoa, Venezuela e Turquia. No feriado do 15 de agosto, a localidade de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova, recebe as atuações da Eslováquia, Índia, Geórgia e Turquia. O Raízes Folk Fest termina a 16 de agosto, no Jardim da Memória em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, onde todos os grupos convidados subirão a palco para mostrar as suas tradições.

De relembrar que em cada uma das noites, haverá uma atuação a cargo do rancho folclórico de cada localidade anfitriã e que todas as galas são de entrada livre.

Organizado pelo Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim, o Raízes Folk Fest conta com o apoio dos municípios parceiros e o apoio institucional do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF). Esta terceira edição ganha ainda mais importância, porque será a partir dela que, perante uma avaliação positiva desta entidade, o Raízes Folk Fest ficará certificado, passando a integrar o calendário de eventos do CIOFF.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB