Espaço extra de informação. Sai do alinhamento diário e é "acionado" sempre que a direção de informação assim o entenda.
Por: PATRICIA SEIXAS
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, fez hoje uma declaração na residência oficial em São Bento, em Lisboa, após a reunião semanal do Conselho de Ministros.
De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro, a reunião, que começou, pelas 09:30 já terminou e Luís Montenegro dirigiu-se depois a Belém, para a reunião já anunciada com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Conselho de Ministros realizado hoje foi o segundo em menos de uma semana, depois de uma reunião extraordinária convocada no passado domingo, centrado na resposta à crise causada pela passagem da tempestade Kristin por Portugal continental.
Nessa reunião, o executivo liderado por Luís Montenegro aprovou um pacote de apoios que poderá atingir os 2,5 mil milhões de euros para responder aos estragos, abrangendo famílias, empresas e entidades públicas.
Foi também prolongada, em 68 concelhos, a situação de calamidade até ao próximo domingo.
Esta terça-feira, após ter sido recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, Luís Montenegro já tinha adiantado que iria reunir-se de novo com o chefe de Estado hoje para analisarem a situação do país.
Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.