O Município de Vila Nova da Barquinha e a Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha promovem, no próximo dia 11 de julho de 2025, a cerimónia de apresentação da requalificação da Fonte da Moita, um espaço emblemático da localidade de Moita do Norte, agora renovada e dotada de novas valências.
O evento, com entrada livre, inicia-se às 18h00 com a apresentação “A história da Fonte da Moita”, que dará a conhecer o passado rico deste local carregado de simbolismo. Segue-se, às 18h30, uma recriação histórica, que irá devolver ao espaço os sons, as personagens e os hábitos que marcaram décadas de vivência popular. O programa encerra com um convívio entre todos os participantes, pelas 19h00, promovendo o reencontro da população com um local marcante noutros tempos.
Com o apoio do Clube Hípico Margens do Tejo, esta iniciativa pretende valorizar o património histórico, através da recuperação de um local que, desde tempos remotos, desempenhou um papel central na vida da comunidade.
A Fonte da Moita, cujo topónimo remonta já aos Tombos da Ordem de Cristo (1504-1510), foi recuperada pela Câmara Municipal em 1857. Foi durante décadas lugar de encontro, lavadouro, fonte de água para consumo e ingrediente essencial dos refrigerantes produzidos localmente no século XX. Rodeada por amoreiras e oliveiras, foi também palco de histórias pitorescas de lavadeiras, namorados e até de toiros à solta que por ali passavam vindos da centenária praça de toiros da vila.
Com esta requalificação, a Fonte da Moita afirma-se como um símbolo vivo da memória coletiva e do valor do património na construção da identidade local.