A CDU de Constância apresentou os candidatos ao concelho de Constância, Câmara, Assembleia Municipal e assembleias de freguesia.
A médica Carmen Silva, mandataria da CDU no concelho, foi a primeira a discursar perante os candidatos e apoiantes presentes no parque de merendas da vila.
Carmen Silva começou por dizer que se identifica com o projeto da CDU e que é preciso “lutar contra as novas tendências que se erguem.” A mandatária deixou claro que a coligação não se “opõe só porque sim, faz uma oposição construtiva.” E deixou claro que faz uma aposta nos serviços públicos.
Carmen Silva, mandatária
Na apresentação dos candidatos, António Calhau avança para a Assembleia de Freguesia de Constância, Álvaro Alves para Montalvo e Luís Freire para Santa Margarida.
A CDU apresenta Virgílio André como cabeça de lista à Assembleia Municipal, seguido de Rui Ferreira, Ângela Grilo, Júlia Amorim e Arsénio Cristóvão.
Já para a Câmara, João Pedro Céu é o candidato à liderança do Município, seguindo-se na lista Maria Manuela Arsénio, Joaquim Santos, Ana Sousa e Maria José Pereira.
Quando o candidato João Pedro Céu se preparava para discursar deu conta que estavam presentes alguns ex-alunos, de Abrantes, e que um pediu para dizer algumas palavras. E o candidatou chamou o jovem Xavier Silva, que tem ideologia oposta à sua.
Xavier Silva quis deixar um cumprimento a um professor que o marcou, por terem ideologias diferentes, por terem “muitas discussões”, mas, principalmente, porque o professor, “mesmo não concordando com o que eu dizia, nunca me cortou a palavra. Sempre me respeitou e nunca pensei vir aqui à CDU falar.”
Xavier Silva, ex-aluno do candidato
João Pedro Céu explicou depois a sua forma de dar aulas. “Vou para as aulas falar de política quando tenho de falar em política, porque sou professore de Geografia. Vejo um aluno difícil, em dois anos esgrimimos argumentos diferentes, mas estamos aqui como um exemplo.”
João Pedro Céu, candidato CDU à CM Constância
Entrando na política de Constância, o candidato à Câmara Municipal agradeceu a todos os que aceitaram entrar nas listas, “numa altura em que é difícil ser de esquerda em Portugal.”
“Não podemos ser insensíveis à presença do comendador António Mendes. Jamais terei a veleidade de querer ser o comendador António Mendes”, afirmou fazendo depois uma espécie de viagem ao passado para lembrar também Máximo Ferreira e Júlia Amorim, ex-presidentes de Câmara.
“Tivemos a Júlia Amorim num tempo difícil. Foi injustiçada porque pegou na câmara na altura mais difícil.”
João Pedro Céu, candidato CDU à CM Constância
João Pedro Céu indicou que a partir da próxima semana vamos começar o porta a porta e será a altura ideal para discutir as ideias.
“Ouvimos os cidadãos”, afirmou, desfolhando depois ideias e projetos da CDU para os próximos anos. Aponta à reorganização serviços, reforço à prestação de cuidados primários de saúde, apoio ao emprego e apoio à habitação.
João Pedro Céu disse ainda que a ponte e a ligação entre a margem norte e sul é uma prioridade, que quer uma resposta efetiva aos idosos que precisam de apoio e que tem de haver reforço de habitação no concelho, mas com construção em altura. Depois quer repensar a oferta em creche, aumentar o apoio às associações, fazendo uma nota que todas foram convidadas e todas responderam ao convite, para aquela cerimónia.
João Pedro Céu, candidato CDU à CM Constância
O candidato da CDU apontou ainda a uma outra preocupação com a conclusão da expansão da zona industrial de Montalvo e uma não promessa, mas sim o início de um processo para criar uma zona industrial no sul do concelho, em Santa Margarida.
Apontou ainda à necessidade de requalificação e reabilitação do património municipal, dando o exemplo do cineteatro municipal.
João Pedro Céu, candidato CDU à CM Constância
Depois da apresentação seguiu o convívio com porco no espeto e muita animação.
Galeria de Imagens