Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

U2: Banda deu primeiro concerto na sala esférica em Las Vegas

3/10/2023 às 16:23
U2 Foto: DR Sapo Mag

Como se fosse um concerto dos U2 ao ar livre, dois helicópteros sobrevoaram o céu antes de direcionarem holofotes sobre o deserto de Las Vegas e sobre o vocalista Bono, que se ajoelhou no chão enquanto cantava o sucesso de 2004 da banda, "Vertigo".

Esta cena pode parecer habitual, mas os efeitos visuais foram criados por gráficos do chão ao teto dentro da imersiva Sphere. Foi um dos vários momentos impressionantes durante o espetáculo de lançamento da residência "UV Achtung Baby" dos U2 no local de alta tecnologia, em forma de globo, que abriu pela primeira vez na sexta-feira à noite.

A lendária banda de rock, vencedora de 22 Grammys, atuou durante duas horas no interior da enorme sala esférica de última geração com áudio cristalino. A noite foi marcada por atrativos visuais, entre os quais imagens de caleidoscópio, uma bandeira a arder e a linha do horizonte de Las Vegas, levando os mais de 18.000 espetadores na épica viagem musical dos U2.

"Que almofada tão elegante", disse Bono, que estava acompanhado no palco pelos guitarristas The Edge e Adam Clayton e pelo baterista Bram van den Berg. Depois, olhou para o ecrã LED de alta resolução que projetava uma versão maior de si próprio, juntamente com algumas mãos a rezar e sinos.

Em seguida, Bono prestou homenagem a Elvis Presley, que era um dos principais artistas de Las Vegas. A banda já atuara na cidade em 1987, quando filmou o vídeo da música "I Still Haven't Found What I'm Looking For" durante uma digressão realizada nesse ano.

"Olha para estas coisas todas. ... Elvis não saiu definitivamente deste edifício," continuou. "É uma capela de Elvis. É uma catedral de Elvis. Esta noite, a entrada para esta catedral é uma palavra-passe: flirt".

Os U2 marcaram presença na Esfera de 2,3 mil milhões de dólares, que tem 111 metros de altura e 157 metros de largura. Com efeitos visuais soberbos, a residência de 25 espetáculos da banda abriu com uma explosão, apresentando uma série de êxitos, incluindo "Mysterious Ways", "Zoo Station", "All I Want is You", "Desire" e o novo single "Atomic City".

Em muitas ocasiões, os membros da banda U2 eram tão grandes no ecrã que parecia que Bono cantava intimamente para o público de um lado enquanto The Edge dedilhava a guitarra para os outros.

Entre os espetadores encontravam-se artistas e desportistas, como Oprah, LeBron James, Matt Damon, Andre Agassi, Ava DuVernay, Josh Duhamel, Jason Bateman, Jon Hamm, Bryan Crankston, Aaron Paul, Oscar de la Hoya, Henrik Lundqvist, Flava Flav, Diplo, Dakota Fanning, Orlando Bloom e Mario Lopez.

Depois de terminar a jam "Love Me Do" dos Beatles, Bono reconheceu Paul McCartney, que estava presente, dizendo "Macca is in the house tonight". Reconheceu ainda os esforços do proprietário do Sphere, James Dolan, por liderar um local que está a fazer avançar o panorama áudio dos concertos ao vivo com 160.000 milhares de colunas de alta qualidade e 260 milhões de pixéis de vídeo.

A Sphere é uma criação de Dolan, o presidente executivo do Madison Square Garden e proprietário dos New York Knicks e dos Rangers. O primeiro desenho do local foi elaborado numa folha de caderno.

"Estou a pensar que a Esfera pode ter surgido porque Jim Dolan tentou resolver o problema que os Beatles começaram quando tocaram no Shea Stadium", disse Bono.

"Ninguém vos conseguia ouvir. Vocês não se conseguiam ouvir a vocês próprios. Bem, a Esfera está aqui. ... Conseguem ouvir-nos?".

Bono apontou para a multidão e gritou Dr. Dre, Snoop Dogg e Jimmy Iovine - que assistiram ao espetacular desempenho da banda. A certa altura, Bono ficou emocionado quando dedicou uma canção à família do falecido Jimmy Buffett, que também assistiu ao concerto.

Depois, Bono falou sobre o facto de atuar em palco pela primeira vez sem o baterista Larry Mullen Jr., que está a recuperar de uma cirurgia às costas.

"Gostaria de vos apresentar o único homem que poderia ficar de pé, bem, sentar-se no lugar dele", disse Bono, que se dirigiu a Berg quando alguns dos presentes começaram a cantar "Happy Birthday". Ele entregou o microfone a Berg, que disse algumas palavras.

"Não se enganem, só existe um Larry Mullen Jr.", disse Berg.

Quando os U2 terminaram o espetáculo, uma luz brilhante saiu do teto e o enorme ecrã começou a encher-se de imagens de pássaros, insetos e répteis sobre um lago. A banda encerrou o primeiro show no Sphere com "Beautiful Day", que ganhou três Grammys em 2001.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
U2
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB