Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Câmara aprova mais um Projeto Empresarial de Interesse Municipal num investimento de 6ME

19/11/2025 às 12:08

O Executivo da Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, a candidatura para aquisição de uma parcela de terreno na Rua José Dias Mariano, no Parque Industrial de Abrantes, Zona Sul, por parte da empresa HGE - Hidráulica, Gás e Energia.

A informação foi dada na reunião de Câmara desta terça-feira, dia 18 de novembro, e trata-se de uma área de 76.064m2, “alienando-se a mesma pelo valor de 114.096€ (1,5€/m2), de acordo com o Regulamento de Venda e Instalação de Lotes ou Parcelas no Parque Industrial de Abrantes, o Plano de Urbanização de Abrantes, os Regulamentos Municipais aplicáveis e demais legislação em vigor”.

A parcela em causa “confronta do norte com a Rua José Dias Mariano, do sul com caminho de ferro, do nascente com Rações S. Marcos e do poente com Celso Dias Mariano e outros”.

A mesma empresa candidatou-se igualmente ao programa de apoios municipais a Projeto Empresarial de Interesse Municipal (PEIM) para a concessão de apoios de natureza fiscal e tributária, nomeadamente às isenções de IMI e IMT, no valor total de 77.970,74 euros.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, informou na reunião de câmara que “este é um investimento que ronda os 6 milhões de euros, com a criação de 14 postos de trabalho numa fase inicial.” Quanto à empresa, disse tratar-se de uma fábrica “de geradores a vapor para usos industriais ou energéticos e de equipamentos auxiliares - como condensadores, economizadores, sobreaquecedores, coletores e acumuladores de vapor - para geradores de vapor. Inclui também a fabricação de reatores nucleares, a construção de sistemas de tubagem, com transformação adicional, de forma a fabricar tubos resistentes à pressão ou conceção de trabalhos de montagem associados a sistemas de tubagem”.

Manuel Jorge Valamatos acrescentou ainda que “é uma empresa com expectativas internacionais, (…) é uma empresa com robustez, que já está na região, e vem aqui implementar e fazer ampliação da sua atividade económica, com expectativas de equipamentos de futuro. É com muita satisfação que queremos aprovar aqui este PEIM, este projeto de interesse municipal, para que a empresa possa, obviamente, de acordo com os nossos regulamentos, também ter, do ponto de vista contributivo, as devidas bonificações”.

À margem da reunião de Câmara, Manuel Jorge Valamatos explicou aos jornalistas sobre o que foi aprovado pelo Executivo. “Aprovámos o Projeto Empresarial de Interesse Municipal (PEIM)”, pois, como referiu, o projeto em concreto será apresentado “pelos seus empreendedores em tempo oportuno”.

Contudo, o autarca referiu-se a “um projeto de grande envergadura”.

Feita uma pesquisa sobre a HGE - Hidráulica, Gás e Energia, ficamos a saber que a empresa foi fundada em 2009 e que iniciou a atividade em áreas como as instalações de gás, instalações de aquecimento, climatização e de redes de água.

“Hoje, a HGE é uma referência na área da energia térmica, tendo uma das áreas de atuação o “District Heating and Cooling”, tanto como fabricante de subestações para a distribuição de energia térmica como a sua instalação. Dedicamo-nos também à conceção/produção de soluções de produção de energia térmica móveis. A HGE dispõe de um departamento de design e desenvolvimento de produto, recorrendo à modelização em 3D com apoio em obra de SCAN 3D”, lê-se na página da internet da HGE.

A empresa está instalada em Portugal, mais concretamente em Pousos, Leiria, num “complexo fabril com uma área de 9700 m²”, possuindo ainda outro espaço com “4800 m² em França, dotados de meios tecnológicos de ponta, controlo de qualidade permanente e certificação contínua”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB