Estava encontrada, já se sabia, a solução para uma travessia definitiva para a Ribeira dos Casais de Revelhos: construção de um novo pontão. A travessia provisória também foi decidida e o concurso público deverá avançar no final de janeiro.
João Gomes, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, responsável pelas obras municipais, explicou na reunião do executivo municipal desta terça-feira, dia 7 de janeiro, como é que estão ambos os processos.
O vereador explicou que “continuamos a fazer a monitorização diária porque é uma preocupação nossa em relação a evoluir, porque também, temos tido alguma precipitação contínua naquela linha de água. Felizmente as coisas estão a manter-se sem qualquer evolução de prejuízo ou de degradação do próprio pontão.”
Já no que diz respeito à travessia provisória, mas que vai ultrapassar a limitação de trânsito para a aldeia apenas a viaturas ligeiras no dia 22, foi fechado o procedimento todo para a execução da passagem temporária alternativa e no dia 29 de dezembro foi feita a abertura do procedimento. A abertura das propostas será no dia 8, ou seja, esta semana, e, disse o vereador João Gomes “contamos, se tudo correr bem, se as propostas estiverem devidamente fundamentadas e cumprirem todos os requisitos legais, na última semana de janeiro já estar a fazer a passagem alternativa.”
Esta passagem, mesmo temporária, vai permitir a passagem de veículos pesados e transportes públicos, até também a passagem de recolha do lixo. Será o levar novamente “a normalidade” àquela localidade.
No que diz respeito à nova ponte, a definitiva, o vereador explicou que “estamos neste momento a fazer o levantamento de todas as linhas de água, tanto a montante como a jusante, para fazer os cálculos de capacidade hidráulica.” E acrescentou “estamos a fazer a limpeza da linha, até a pedir autorização a alguns proprietários, porque temos que entrar em algumas propriedades privadas, e a fazer os estudos geológicos.”
Só depois destes processos é que avança a conceção do projeto para construção da travessia definitiva.
João Gomes, vereador CM Abrantes

Esta solução provisória, recorde-se, vai ter duas plataformas que vão, posteriormente, poder ser reutilizadas numa travessia na Ribeira de Rio de Moinhos.

Imagem da inundação provocada pela Depressão Cláudia que causou os danos no pontão
Para já é aguardar pela execução do projeto, que estará pronto no final deste mês e depois lançar-se a empreitada para a travessia provisória. Até lá, o trânsito vai continuar cortado a veículos pesados entre a antiga Estrada Nacional 2 e a povoação, por causa dos danos estruturais graves após as cheias provocadas pela Depressão Cláudia, no início de dezembro.