Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Festival A Porta regressa a Leiria com 120 propostas em dez dias

13/06/2019 às 00:00

O festival A Porta vai levar a Leiria cerca de 120 concertos, oficinas, exposições, performances, debates e outras atividades, entre 14 e 23 de junho, numa organização que, à quinta edição, continua a agitar a comunidade através da cultura.

Segundo a organização, "diversidade, ecologia, inclusão e sinergia são palavras-chave para a maior edição de sempre do festival" que, nos últimos cinco anos, tem procurado revelar "Leiria por fora e por dentro, revitalizando-a e valorizando a memória da sua identidade cultural".

O programa musical é o mais extenso e internacional de todas as edições, compreendendo 49 momentos, entre concertos, performances, acompanhamentos a jantares e outras propostas.

Jonathan Bree (Nova Zelândia), Mdou Moctar (Níger), Julinho da Concertina e Claiana (Cabo Verde), K-X-P (Finlândia), Captain Casablanca (Dinamarca), La Jungle e Phoenician Drive (Bélgica), Venga Venga e Labaq (Brasil), Meneo (Guatelama), Fun Fun Funeral (França), The Physics House Band (Inglaterra), e The Mauskovic Dance Band (Holanda) são alguns dos nomes que vão atuar em diversos pontos da cidade.

O alinhamento do festival inclui ainda JP Simões, Manel Cruz, Bruno Pernadas, Fado Bicha, Solar Corona e diversas outras bandas e artistas nacionais, aos quais se juntam os da editora Omnichord Records, que farão um minifestival dentro de A Porta, na histórica casa de Leiria Villa Portela.

A partir das 19:30 de sexta-feira, os First Breath After Coma, enquanto artistas residentes desta edição do festival, vão realizar uma performance de 24 horas na Casa Plástica que a organização descreve como “uma experiência imersiva para visitar, ficar, dormir, sair, voltar ou experimentar do princípio ao fim durante o número de horas que compõe um dia”.

Além da música, A Porta arranca na sexta-feira com uma exposição coletiva no antigo edifício da EDP e ao longo dos dez dias organizará 36 atividades e oficinas para famílias, entre diversas outras propostas.

De acordo com a organização, ao longo desta edição do festival haverá "1001 Portas para ver e viver Leiria através da performance, experiências sensoriais, educação pela arte e consciência ecológica", em múltiplas atividades gratuitas, que podem ser oficinas de barro, sessões de barbearia, aulas de skate para cegos, criação de hortas urbanas ou construções com portas.

Lusa

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB