No passado dia 25 de novembro, o Município de Vila de Rei foi distinguido com o galardão “Territórios da Longevidade 2024”, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P (CCDR Centro).
A cerimónia decorreu em Castro Daire, onde foram galardoados 25 municípios (Almeida, Aveiro, Cantanhede, Castelo Branco, Castro Daire, Celorico da Beira, Coimbra, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Góis, Guarda, Ílhavo, Leiria, Lousã, Mortágua, Oliveira do Bairro, Pampilhosa da Serra, Pombal, Sabugal, Soure, Vila de Rei, Vila Nova de Poiares e Viseu) como territórios mais amigos da longevidade.
Estes territórios distinguem-se “por oferecerem e promoverem contextos económicos, sociais, culturais, de participação, aprendizagem ao longo da vida e cuidado, que permitem uma vida saudável, plena e feliz especialmente para a população sénior”.
Foram também distinguidos os 10 municípios com a maior progressão absoluta de 2023 para 2024: Castro Daire, Condeixa-a-Nova, Góis, Mira, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Tábua.
A metodologia utilizada para aferição destes resultados foi desenvolvida pela CCDR Centro com o apoio técnico-científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo uma atualização da metodologia utilizada na 1.ª edição.
Para o presidente da câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, “esta é uma distinção que nos orgulha e motiva a querer mais e melhor para todos os vilarregenses, tendo sempre em vista a promoção de um envelhecimento ativo e saudável e onde a qualidade de vida seja sempre um requisito do nosso território”.
O estudo “Territórios da Longevidade 2024: uma abordagem aplicada à região Centro” pode ser consultado aqui https://www.ccdrc.pt/pt/produto/territorios-da-longevidade-uma-abordagem-aplicada-a-regiao-centro-2/
Fonte: CCDRC