Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Ofereça «O presente mais antigo do mundo» é o mote da campanha de Natal da Apadrinha Uma Oliveira

10/12/2025 às 16:20

O Natal é uma época de amor, paz e união entre as gerações. É a pensar nesta união que a organização ‘Apadrinha Uma Oliveira’ acaba de lançar a sua campanha de Natal, que pretende reforçar que, mais do que bens materiais, o importante é aquilo que nos une.

“O presente mais antigo do mundo” é o mote da campanha de Natal da organização sem fins lucrativos que tem como missão recuperar o olival abandonado da zona de Abrantes e garantir a continuidade da biodiversidade que faz parte da paisagem e património natural.

Nesta campanha, materializada por um vídeo que será amplamente comunicado nas redes sociais da organização, um neto pede ao Pai Natal apenas uma coisa: ajudar a sua avó a cuidar das suas oliveiras, que representam muitas tradições e memórias em família.

“Se este for o presente mais antigo do mundo, então é esse que eu quero. É o único capaz de guardar o legado da família”, pode ouvir-se no vídeo.

Durante séculos, os olivais tradicionais integraram a vida rural, fazendo parte das terras e das memórias que passavam de família em família. A herança de um olival era um bem valioso quase como um presente que se ia passando de geração em geração - o presente mais antigo do mundo.

Em Abrantes, a Oliveira do Mouchão, com cerca de 3.350 anos e uma das mais antigas da Península Ibérica, é o maior símbolo dessa continuidade e legado milenar que importa proteger. A campanha celebra precisamente esta ligação entre passado e futuro e a importância de cuidar destas paisagens que continuam a marcar gerações.

Para apadrinhar uma oliveira basta aceder ao site apadrinhaumaoliveira.org e selecionar a oliveira que se quer apadrinhar. Depois de selecionar a oliveira, esta poderá ser batizada e visitada sempre e quando os padrinhos quiserem. No ano seguinte, os padrinhos recebem, como agradecimento, até dois litros de azeite virgem extra. O apadrinhamento é garantido após um donativo anual de 35€ ou 60€.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB