Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Pego acolheu partida simbólica dos pilotos da região para as 24 Horas de Fronteira

4/12/2025 às 16:53

“Conseguir terminar a prova e divertir-nos!”

Este é o sentimento comum a todos os participantes da prova 24 Horas TT Vila de Fronteira. A partida simbólica das equipas do concelho de Abrantes teve lugar esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, no Jardim do Cruzeiro, no Pego, na já habitual organização por parte do Clube Aventura Motorizado do Pego (CAMP).

De hoje e até domingo, Fronteira volta a ser palco de um dos maiores eventos desportivos do país: as bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira.

“Uma semana que promete muita competição e convívio. A prova, organizada pelo Automóvel Club de Portugal, voltará a atrair milhares de entusiastas para viver de perto a melhor das competições de Resistência. Em paralelo, estarão também marcadas as já populares 4 Horas SSV Vila de Fronteira, entre 5 e 6 de dezembro”, descreve a organização.

João Rui é o presidente do CAMP e falou à Antena Livre sobre o evento e apresentou os pilotos que vão estar em prova. Disse que a partida simbólica para a prova decorreu novamente no Pego porque “aqui é a nossa terra, é mais um evento de desporto motorizado no Pego”, e decorre “da boa ligação que temos com a Junta de Freguesia e com a Câmara, e cá estamos presentes este ano outra vez”.

Questionado se, na sua opinião, alguma das equipas terá possibilidade de vencer as 24 Horas de Fronteira, João Rui confessou que sim, que “esta malta vai para se divertir, competir e desfrutar da mítica prova das 24 horas, que é uma prova em que toda a gente gosta de participar e de ver. Mas onde investem muito e esta não é exceção. E é por isso que eu tenho quase certeza que a equipa composta pelo carro 75, que já participou nos últimos três anos, acho que tem a hipótese de fazer um brilharete”.

Para o futuro próximo, o Clube Aventura Motorizado do Pego tem previsto “mantermos tudo o que temos, mas estão novidades por vir”. O novo presidente do CAMP tem essa “ambição” e “já no próximo ano temos boas novidades, mais atividades para as pessoas do Pego, mais atividades para as pessoas de Abrantes, para todas as pessoas que queiram participar e estar connosco”.

Na apresentação das equipas, onde cada um dos representantes teve direito à palavra, pelo carro 75 falou Filipe Marques, CEO da Momsteel e piloto da equipa em que se depositam as maiores esperanças. Disse estar “muito contente e muito orgulhoso pela Momsteel poder proporcionar este aumento da nossa equipa, porque isto é resultado do trabalho de todos, ou seja, a empresa tem crescido e só crescendo e tendo resultados é que nós podemos alargar a equipa e proporcionar esta experiência a 14 pilotos da empresa, dos quais 10 são daqui da região, e cinco deles é a primeira vez que vão conduzir”.

O ano passado, pela primeira vez, “proporcionámos a experiência a cinco mulheres de Abrantes e este ano alargámos a cinco novos colaboradores. Isto passou por um processo muito engraçado, que teve casting que envolveu mais de 30 potenciais pilotos. Ou seja, nós abrimos o concurso a todos os colaboradores da Momsteel, que são quase 300, de entre os 300 fizemos casting em karting, em carros normais, em que o Pedro e a Lígia escolheram os melhores e não foi fácil. Esta escolha foi muito difícil”.

Filipe Marques acrescentou que a prova, “para nós, é muito importante porque é uma ação que nós fazemos no final do ano e que é o culminar do ano, muito trabalho para todos. Isto não é só festa, a Momsteel não faz só festa, durante o ano damos todos muito ao litro, e é muito difícil para todos estar agora a reagendar tarefas, trabalhos... e por isso também quero deixar um grande abraço e um grande agradecimento a toda a equipa da Momsteel, os que estão aqui, os que não estão e estão a trabalhar por nós na Momsteel, e aqueles que vão estar em Fronteira, a dar apoio logístico, que são mais de 100 pessoas que nós vamos ter da Momsteel em Fronteira”.

No que diz respeito à participação da empresa e à relação com o desporto, “nós temos feito a nossa parte, mas acho que é muito importante, porque o desporto, se for associado às empresas, torna-se um team building positivo, e nós somos exemplos disso. Temos tido bons resultados porque os nossos colaboradores gostam destas iniciativas, e eu acho que o que vamos fazer é promover mais os desportos motorizados como fonte de atração de outras empresas para a região”.

Rui Gonçalves, presidente do CAMP durante 18 anos e até há pouco tempo, é agora o presidente da Junta de Freguesia do Pego e deixou os agradecimentos e as expetativas para a prova deste ano. Referiu o trabalho feito “por esta equipa do CAMP, que me seguiu às passadas. Como todos sabem, não posso esconder isso de ninguém, foram 18 anos meus, agora são deles, e eles queriam que isto continuasse. Por isso, acho que têm muito valor”.

Desejou aos pilotos “a melhor sorte do mundo” e também não escondeu a expectativa pela equipa 75 que, disse, “este ano vai-nos trazer um resultado melhor que o ano passado. Eu ano passado tinha dito que eles ficavam nos 10 primeiros, e eles enganaram-me. Ficaram nos 5 primeiros. Ficaram em quarto lugar. Por isso, o pódio espera por eles”.

Nuno Gomes, assessor do Município para a área do Desporto, esteve em representação do presidente da Câmara de Abrantes. Deixou palavras de incentivo e de reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser feito pelo CAMP.

“Incentivo a quem vai participar. Pilotos, equipas, mecânicos, patrocinadores. Um pouco nesta lógica como o Filipe falou, também do team building e do empresarial ligado ao desporto, neste caso, o desporto motorizado”, disse. Nuno Gomes afirmou que “desejamos, e o Presidente deseja, que as caras que vocês estão agora a fazer, pois está um pouco frio, que voltem contentes e cumpram com os vossos objetivos, sejam eles pódios, mas que, preferencialmente, voltem intactos, quer os carros, quer os pilotos. Isso é um grande desígnio nosso, independentemente do desporto, independentemente da modalidade.

Nuno Gomes deixou ainda “uma palavra também de reconhecimento. O desporto motorizado, e como já foi aqui referido, e bem, através do CAMP, tem permitido estes e outros fóruns”. Garantiu que “o Município de Abrantes vai continuar a apoiar o legado deixado pelo atual presidente da Junta de Freguesia do Pego, e antigo presidente do CAMP. Ao presidente João, o atual presidente, manifestamos aqui o nosso apoio e manifestamos o nosso compromisso em como continuaremos a cooperar e a tornar estes momentos possíveis”. Terminou “desejando umas boas festas a todos, uma boa participação a todos, e reforço, voltem com um sorriso nos lábios, voltem com a sensação de querer continuar a participar”.

Durante os próximos quatro dias, serão milhares os visitantes que se juntam em Fronteira “para viver o espírito único desta prova de resistência todo-o-terreno, que combina competição, espetáculo e muita animação”.

Da região partem então sete equipas que conduzirão seis carros nas duas provas em questão:

Carro 75

Mentor: Pedro Ortigão. Pilotos: Filipe Marques, ⁠Ricardo Martins, ⁠André Serrano e ⁠Gonçalo Oliveira

Carro 76

Mentora: Lígia Albuquerque. Pilotos: Beatriz Assunção, ⁠Bianca Silva, ⁠Carolina Santos, ⁠Paula Moura e ⁠Marina Reisinho

Carro 77

Mentor: Pedro Ortigão. Pilotos: Rui Felício, ⁠Pedro Marques, ⁠João Alves, ⁠Pedro João e

⁠Milton Gonçalves

Carro 78

Pilotos: Joaquim Seiça, Gonçalo Fernandes, Paulo Breda e Ricardo Sismeiro

Carro 79

Pilotos: Gustavo Moura, Maria Luís Gameiro, Luís Carneiro, Gonçalo Moura e Gustavo Junio Moura

Yes Auto

Pilotos: João Araújo e Luís Araújo

Segway Super Villain

Piloto: André Rodrigues

 

Segundo se pode ler na página da internet da organização das bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, “a prova é das mais emblemáticas corridas de resistência da Europa, devido às suas caraterísticas e ao ambiente único que se vive ao longo de quatro dias. Vai ser uma maratona de 1.440 minutos ininterruptos, que junta diferentes gerações de pilotos – há várias equipas constituídas por famílias. Entre os participantes, encontramos especialistas de todo-o-terreno nacionais e estrangeiros com grandes máquinas, mas também pilotos amadores e com menos experiência que conduzem simples veículos 4x4. Além dos portugueses, estão presentes pilotos de França, com 22 equipas, Itália, Suíça, Bélgica e Países Baixos. Durante as 24 horas, os pilotos dão o máximo, dia e noite, num percurso desafiante e com vários pontos “quentes”. Para garantir a máxima segurança, há 47 postos de comissários ao longo dos 16,2 km do percurso. Fora do circuito, os apaixonados do todo-o-terreno vivem intensamente a prova, pelo que a animação e o convívio são permanentes. As 24 Horas TT Vila de Fronteira são um verdadeiro fenómeno desportivo e popular. A primeira edição teve lugar em 1998 e, desde então, manteve o figurino, o que explica o seu sucesso. A prova desenrola-se num circuito em terra perfeitamente adaptado para corridas de resistência. O traçado é exigente e pode tornar-se mais desafiante com o aparecimento da chuva, como aconteceu nas últimas edições. A noite é um período mágico para os pilotos".

Programa

Quinta-feira, dia 4 de dezembro

9h30 às 16h00 – Verificações administrativas

10h30 às 17h30 – Verificações técnicas

Sexta-feira, dia 5 de dezembro

9h30 às 11h30 – Treinos livres de todas as categorias

11h45 às 13h45 – Treinos livres e cronometrados 4 Horas SSV

14h00 às 17h00 – Treinos cronometrados para as categorias Ultimate, Stock, Challenger, SSV e Promoção E.

15h00 às 17h00 – Treinos cronometrados para as restantes categorias (promoção A, B, C e D)

17h15 às 18h30 – Treinos livres de todas as categorias

Sábado, dia 6 de dezembro

9h00 às 13h00 – Corrida bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira

13h15 às 13h30 – Saída das boxes e formação da grelha de partida

15h00 – Partida bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

Domingo, dia 7 de dezembro

15h00 - Chegada bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

16h15 - Pódio

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB