Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Passagem de Ano: PSP alerta cidadãos para uso da pirotecnia

30/12/2025 às 11:01

O alerta é feito através das redes sociais. O Comando Distrital de Santarém da PSP, através do Núcleo de Armas e Explosivos, alerta a população para a necessidade de uma utilização responsável, correta e prudente de artigos de pirotecnia, em especial nesta época festiva, período em que se verifica um aumento significativo da sua utilização em celebrações privadas.

A PSP indica que “os artigos de pirotecnia de venda livre, classificados como F1, F2 e F3, apenas podem ser utilizados em espaços privados, sendo obrigatória a obtenção de licença especial de ruído, bem como o integral cumprimento das instruções de segurança constantes nos rótulos e embalagens dos respetivos artigos.”

Há também um reforço de informação sobre a posse de petardos, que é proibida por lei, constituindo infração punível.

As festas e celebrações devem ser vividas com alegria e responsabilidade. A utilização inadequada de pirotecnia pode provocar ferimentos graves, incêndios, danos materiais e perturbações significativas na comunidade, podendo transformar um momento de festa numa situação de elevado risco.

Assim a PSP apela ao “sentido cívico de todos”, tendo sempre presente a sua segurança, o bem-estar de todos e a proteção dos animais, que são particularmente sensíveis ao ruído e aos efeitos da pirotecnia.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB