Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Aluno desafia Município a implementar projeto: `Jovem Autarca`

26/04/2016 às 00:00
João Silva

João Silva, presidente da AE da Escola Dr. Manuel Fernandes

 

João Silva, presidente da Associação de Estudantes da Escola Dr. Manuel Fernandes, desafiou a autarquia de Abrantes a levar a cabo um projeto de mentorismo autárquico, há semelhança do que já acontece no concelho de Santa Maria da Feira. O desafio foi aceite por Maria do Céu Albuquerque, presidente do município. 

Na sessão da Assembleia Municipal Extraordinária de Abrantes, que aconteceu ontem, no auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes, para assinalar o 25 de Abril de 1974, o jovem aluno referiu-se ao projeto “Jovem Autarca”, que permite a uma equipa de jovens gerir um orçamento e cumprir um programa eleitoral.

“Queremos ser uma voz mais forte e neste sentido quero aproveitar a oportunidade para lançar um desafio: o projeto “Jovem Autarca”, empreendido pelo concelho de Santa Maria da Feira desde o ano passado, é uma iniciativa que segue o processo eleitoral, campanha, debates e eleição e permite a uma equipa de jovens, entre os 12 e os 18 anos, (o autarca e os seus vereadores) que se assumam como uma voz da sua geração, gerindo um orçamento de 10 mil euros, para o cumprimento do programa eleitoral”, explicou João Silva.

“Acreditamos que esta iniciativa ou outras de carater semelhante são capazes de potenciar a participação cívica e ativa dos jovens nas decisões e no futuro da nossa cidade, porque por vezes não são os jovens que se distanciam da politica, é também a politica que se afasta deles”, fez notar o jovem da Escola Dr. Manuel Fernandes.

“A democracia não dispensa os jovens e exige um cuidado e atenção permanentes (…) neste sentido, o poder local deve ter extraordinária importância para minorar o distanciamento juvenil face à atividade politica”, ressalvou ainda o aluno.

Por sua vez, Maria do Céu Albuquerque aceitou o desafio proposto e deixou a ressalva de que seria importante pensar num modelo apropriado para o concelho de Abrantes.

“ João Pedro aceitamos o teu desafio para implementarmos um projeto de mentorismo autárquico (…) e desafio-te a pensar connosco o melhor modelo. E não gostava de o circunscrever aos 18 anos, era bom que o pudéssemos fazer até mais tarde, para que vocês que saem daqui, que vão estudar para fora, ou que escolham Abrantes para continuar estudos, tenham uma palavra efetiva, para poderem contribuir na construção do nosso futuro, da nossa cidade”, afirmou a presidente.

A sessão da Assembleia Municipal Extraordinária de Abrantes contou com os representantes da Assembleia Municipal, com os Alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes, do Agrupamento de Escolas Dr. Solano de Abreu, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, da Universidade da Terceira Idade de Tramagal, da Universidade da Terceira Idade de Abrantes e com vários cidadãos e representantes de entidades civis que se associaram ao momento.

A EstaTuna abrilhantou o início da cerimónia.

JMC

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB