Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses confirma boas contas da Câmara Municipal

10/10/2018 às 00:00

O “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses”, referente ao exercício económico do ano 2017, posiciona o Município de Abrantes num confortável 8º lugar, no ranking global dos 100 melhores municípios de média dimensão. De acordo com o documento editado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas,  de entre os municípios com melhor eficiência financeira, Abrantes subiu 12 lugares na tabela classificativa, relativamente ao ano de 2016. É o único Município do Médio Tejo a constar na lista dos 38 melhores classificados. No ranking global dos municípios do Distrito de Santarém, Abrantes arrecada a 3ª posição dos melhores posicionados.

 Em nota de imprensa, o Munícipio de Abrantes refere que o ranking contabiliza a eficiência financeira dos municípios a partir da análise de vários  parâmetros, apresenta a Câmara de Abrantes como referências positiva, nomeadamente, quanto à correspondência entre o grau de execução da receita liquidada e o grau de execução da despesa comprometida.

Quanto ao desempenho dos Serviços Municipalizados de Abrantes, os indicadores são menos favoráveis, nomeadamente o resultado económico negativo - -575,8% (-157.837,00€), cuja origem se ficou a dever ao enorme aumento da tarifa de tratamento dos resíduos sólidos urbanos (44,2%) e da taxa de gestão de resíduos (TGR), por via da privatização da EGF (Empresa Geral do Fomento), detentora da maioria do capital da Valnor, ocorrida em 2014 e à qual as autarquias se opuseram  por causa do aumento de grande magnitude do custo deste serviço. No entanto, refere a Câmara Municipal que este resultado é conjuntural e não coloca em causa a situação financeira dos SMA que se mantém estável.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local.

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB