Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Câmara mantém interesse no Cineteatro S. Pedro e cinema de Alferrarede

26/06/2019 às 00:00

Na reunião do Executivo da Câmara Municipal de Abrantes, realizada esta terça-feira, o vereador do PSD voltou a questionar o presidente acerca do ponto de situação em que se encontram as negociações com a Iniciativas de Abrantes acerca do Cineteatro S. Pedro.

Rui Santos questionou se “há timings” definidos ou “se vamos continuar a arrastar o problema”, pois, como considera o vereador, “a cidade tem perdido”.

“O senhor presidente costuma dizer que temos salas no nosso concelho para dar resposta às atividades culturais. É evidente que temos, mas temos que ter mais do que isso, temos que ser ambiciosos. E o ser ambiciosos é ter uma sala realmente digna”, acrescentou Rui Santos.

Manuel Jorge Valamatos confirmou a existência de reuniões com os representantes da Iniciativas de Abrantes e falou num alinhamento de estratégias, “de possibilidades de podermos vir a negociar”.

“Aquilo que eu senti por parte dos representantes das Iniciativas de Abrantes é que também têm vontade em resolver o assunto”. No entanto, frisou o presidente, “se as Iniciativas de Abrantes tiverem outro entendimento, nós temos que partir para outro. E no dia que partirmos para outro projeto, não voltamos atrás”.

E deu razão ao vereador da oposição, afirmando “que precisamos de ter um espaço cultural quer para os nossos, quer para quem nos visita. Isso é inquestionável”.

Manuel Jorge Valamatos disse que “nós entendemos que, se for de forma equilibrada e com bom senso, podemos todos agarrar o Cineteatro S. Pedro e fazer o que temos para fazer, porque neste momento ele não reúne condições para poder receber qualquer espetáculo e é preciso um investimento financeiro muito significativo”. Adianta ainda que pretendem “chegar a um entendimento, é isso que queremos e temos a sensação que os representantes da Iniciativas de Abrantes também querem. Estamos todos muito empenhados em resolver o assunto e, neste momento, a «bola» está do lado deles, que estão a analisar as diferentes possibilidades”.

Rui Santos tinha ainda outra questão, relativamente aos espaços culturais da cidade e quis saber também como está a questão do cinema de Alferrarede.

Quanto ao edifício do cinema de Alferrarede, o presidente da Câmara de Abrantes revelou que se está a tornar um processo “deveras complicado” devido à quantidade de herdeiros.

“É um imóvel com muito interesse, numa zona envolvida na questão da ARU (Áreas de Reabilitação Urbana). Tem um potencial enorme de requalificação”, disse.

O preço que irão pedir pelo edifício, que “necessita de investimentos de tantos, tantos milhares de euros”, também pesará na decisão, confirmou Manuel Jorge Valamatos.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB