Francisca Laia, a canoísta abrantina, parte para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, dia 10 de agosto.
Hoje confessou à Antena Livre que um dos seus objetivos já foi alcançado que foi ter conseguido agarrar esta oportunidade, depois é “fazer o melhor possível e tentar entrar na final”.
“É a terceira prova que vou fazer por sénior absoluta, o meu nível não está, penso eu, para alcançar medalhas. Pode acontecer, mas para já o meu objetivo é entrar na final, já seria ótimo”, disse.
Por esta altura, Francisca treina duas vezes por dia e está a preparar-se o melhor possível para chegar aos Jogos Olímpicos em boa forma física.
Quanto ao mediatismo que esta participação está a conferir, a jovem confessa que “por ser Jogos Olímpicos e ser a categoria absoluta faz com que haja mais mediatismo e exposição, mas é uma competição, logo, estou a preparar-me como me preparei para todas as outras que fiz até hoje”.
“Tenciono fazer mais um ciclo olímpico. Estou com 22 anos, a idade das minhas adversárias é um pouco mais elevada do que a minha, e penso que em Tóquio [nos Jogos Olímpicos de 2020] poderei estar em condições de lutar por lugares mais altos. Nesta prova quero aprender, obter alguma experiência e atingir o máximo”, disse à Antena Livre.
Sobre o lançamento do vídeo intitulado “Eu Remo Contigo”, numa produção da empresa Dial Reset, Multimédia e Comunicação, de apoio à sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Francisca Laia confessa que é mais um apoio: “Sem o apoio da família e dos amigos nada disto teria sido possível. Foi importante nesta e noutras alturas. Durante 13 anos tudo foi possível graças a eles”, reforçou.
No vídeo, realizado na praia fluvial de Aldeia do Mato, é possível encontrar alguns apoiantes da atleta, como Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes ou simplesmente amigos da jovem.
Recorde-se que Francisca Laia alcançou a qualificação olímpica em canoagem, no passado mês de maio, em Duisburgo, na Alemanha.
Hoje confessa ter “curiosidade de viver esta experiência” e de “estar rodeada pelos melhores atletas das modalidades olímpicas. Vai ser uma experiência enriquecedora a nível pessoal, sem dúvida”, finalizou.
Desde muito nova que Francisca Laia esteve ligada ao Clube Desportivo os Patos, de Rossio ao Sul do Tejo, hoje é atleta do Sporting Clube de Portugal.
Crédito: DR