Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Armando Fernandes apresenta livro “Cozinha Económica em Portugal”

14/03/2016 às 00:00

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, vai receber Francisco Armando Fernandes para a apresentação do livro “Cozinha Económica em Portugal”, esta terça-feira, pelas 18h00. A iniciativa terá entrada livre.

Produzido no âmbito dos 175 anos do Montepio Geral, o livro "Cozinha Económica em Portugal" retrata usos, costumes e tradições alimentares ao longo do tempo. Está dividido por áreas como a investigação sobre a economia na cozinha, desde o paleolítico, até às “Cozinhas Económicas”, abordando também a história da “Sopa dos Pobres” e o papel das ordens religiosas e das misericórdias neste tipo de alimentação, lê-se na nota de imprensa.

“A par deste trabalho de historiador, o autor faz também uma recolha de receitas que vão do aproveitamento do pão em caldos, migas e papas, às cascas de batata ou os cardos limados, passando por receitas cujo nome diz tudo como os grelos à pobre ou a feijoada à pobre”. (Alexandra Prado Coelho, Ipsilon, 20/12/2015).

Armando Fernandes trabalha em consultoria cultural e foi inspetor de bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian. Gastrónomo dedicado, investiga a história da cultura e das culturas regionais, do municipalismo, da história dos produtos, da alimentação e da gastronomia. Tem diversos livros publicados, entre os quais “À mesa em Mação – Carta Gastronómica”, que lhe valeu o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica, em 2014. Colabora com vários órgãos de comunicação social, finaliza a informação.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB