Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: CRIA assinala hoje o seu 39º aniversário

23/03/2016 às 00:00

O Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) assinala hoje o seu 39º aniversário. Por estes dias o CRIA está a promover o Festival Nacional de Teatro Especial, onde está a envolver vários grupos de teatro constituídos por atores com deficiência oriundos de diversos pontos do país.

 Esta é a nona edição deste evento de âmbito nacional que realça a importância do teatro como "ferramenta terapêutica e pedagógica".

Com um orçamento de cerca de 10 mil euros, a IX edição do FNATES começou na segunda-feira. Hoje, às 14h30, os atores do CRIA encerram o FANTES 2016 com a apresentação da peça "A diferença está naquilo que somos".

Em 2007 o Centro Recuperação e Integração de Abrantes foi distinguido com o Prémio "Igualdade na Diversidade", no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, pela realização do Festival Nacional de Teatro Especial.

O presidente da direção do CRIA disse que o teatro surge para estes atores, na sua maioria jovens e adultos com deficiência, como "um meio facilitador da comunicação e da integração social", tendo feito notar que um dos objetivos da iniciativa é o de "concretizar a inclusão pela arte como forma de combater o preconceito social e a discriminação face à diferença".

Nelson de Carvalho destacou ainda os "momentos festivos e de realização pessoal" dos atores, "a mais-valia dos intercâmbios" ao nível das instituições de ensino especial de todo o país, a "divulgação do trabalho produzido" pelos jovens portadores de deficiência, assim como o "estimular da sua criatividade, o amor-próprio e o seu ego".

Para além disso, reforçou, o FNATES é "um instrumento de sensibilização do público em geral para a problemática das pessoas portadores de deficiência, e um veículo de promoção das suas capacidades e das coisas bonitas que são capazes de fazer".

O Centro de Recuperação e Integração de Abrantes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, há 38 anos ao serviço de pessoas com deficiência. Trabalha diariamente com mais de 100 utentes de vários municípios da região Centro.

JMC c/ Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB